O DIA DA MULHER EM GÊNESIS

07/03/2013 07:00

            O dia da mulher foi o dia sexto. À sua imagem e semelhança Deus a criou assim como o homem (Gn 1.27). Deus os abençoou e deu uma grande comissão.

            Mas, ainda falando da criação da mulher temos muitos detalhes desse evento no capítulo 2 do livro das origens.

            Primeiro Deus criou um ambiente perfeito para a existência e subsistência do ser humano. A riqueza da providência de Deus é relatada no capítulo 2.4-17 provando que Ele sabe o que precisamos para uma vida plena.

__________________________________________________

            Em Deus há uma vida melhor para a mulher.

            Deus criou a mulher como uma auxiliadora idônea (2.18). Essas duas palavras merecem atenção principalmente pelos abusos que sofrem:

            AUXILIADORA – a palavra hebraica para auxiliadora é de uso raro nas escrituras; ela é usada para revelar Deus como o auxílio de Israel.

Logo, não pode ser interpretada como uma sub-função. A idéia é justamente oposta a esse entendimento. Esse auxílio é vital para que o plano de Deus se cumpra na terra. O homem não é capaz de corresponder ao que dele se espera sem o auxílio da mulher assim como Israel sem o auxílio de Deus (Sl 30.10; Hb 13.6).

            Não se trata de competição, disputas de poder e projetos pessoais. Trata-se do plano de Deus para o homem e a mulher e uma grande luta espiritual passa a ser travada aqui.

Para que projeto de vida o homem quer o apoio de sua mulher? Essa é uma questão importante. Que atitude a mulher deve ter diante dessa necessidade de apoio do seu marido?

O homem que traça um projeto de vida fora da vontade de Deus está errando e uma mulher que boicota o seu marido, põe dificuldades para a sua liderança e gera um clima de desrespeito e competição no lar está destruindo a chance de construírem algo juntos.

A auxiliadora tem o poder de edificar ou destruir. O alvo de uma família saudável vivendo o propósito de Deus depende também dela.

IDÔNEA - que corresponde, completa, complementa. Corresponde e deve ser correspondida, completa a vida de um homem e também se sente completa.

Deus não criou o relacionamento conjugal para ser unilateral, ou seja, onde a satisfação de apenas um tem importância.

A palavra idônea traz a idéia de correspondência providenciada sob medida. Então, homem e mulher foram criados para se corresponderem e se realizarem pessoalmente em um relacionamento pleno, harmônico e duradouro.

Por fim, observando 2.22-25 vemos a maior expressão de felicidade que Adão teve em sua vida. Ele está em êxtase emocional. Podemos imaginá-lo alegre, feliz, realizado e profundamente grato.

Adão compôs o primeiro poema romântico (23) e destacou o que há de mais especial na criação da mulher – ela não foi formada do pó da terra, como o homem; é carne da sua carne e osso dos seus ossos.

 Não comemoramos o dia da mulher na perspectiva do movimento feminista. Comemoramos na perspectiva de gênesis, da criação, cuidado e propósito de Deus, do relacionamento conjugal fortalecido pelo conceito bíblico e na perspectiva da alegria pura e santa proporcionada por Deus.

Meus parabéns são para as mulheres cristãs que confiam em Deus, dedicam-se ao sucesso do lar cristão e amam o casamento e a família!

Meus parabéns mesmo!

 

Pr. Wagner Saraiva