O MELHOR DA VIDA A DOIS - I

03/11/2011 07:20

_____________________________________________________________________________________________________________

“É melhor serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.” 
____________________________________________________________________
(Eclesiastes 4:9)

"HÁ MAIS PRAZER EM DAR DO QUE RECEBER"

A vida  a dois, no casamento, revela a grandeza e a criatividade de Deus em nós. Você foi criado para ser expressão máxima da glória de Deus, e portanto, como tal deve viver.
De fato a vida a dois não é fácil, o que não significa que seja impossível vivê-la. Afinal casamento é a união duas pessoas de sexo distinto com o propósito de se tornarem uma unidade.
Muito embora, cada um dos componentes seja singular, com suas características marcantes e traços de natureza e formação, não deixam de ser ao mesmo templo completo em si mesmo.
 
“É melhor serem dois do que um.” Já dizia Salomão.  A vida do solteiro tem seu lado bom: Há independência e liberdade completa no âmbito do seu viver, no entanto, é limitada a ele próprio, pois tudo gira em torno de si.
Serem dois no casamento, implica em duas pessoas que não são duas metades que se unem para se fundirem numa só, mas em dois inteiros que se fundem para se tornarem um inteiro maior, trazendo como benefício a oportunidade um completar aquilo que falta no outro, e aí sim, neste sentido, tornam-se um inteiro completo.
 
Você não foi criado para viver sozinho.
E disse Deus, “não é bom que o homem viva só.” (Gn 2;18).
Sozinho, você é limitado, somado a alguém você tem mais chances de ir mais longe.
Muitos casamentos se deterioram porque a vida a dois não é realmente compartilhada como deveria ser.
Quando a bíblia diz que é melhor, é porque Deus sabe as implicações necessárias para tornar a vida de um ligado ao outro, melhor para os dois.
 
IMPLICAÇÕES:
*- Quem vive sozinho vive para si, torna-se egoísta;
*- Quem vive sozinho não aprende a arte de compartilhar, de doar-se;
*- Quem vive sozinho vive limitado pela sua condição. Uma vez que não tem com quem conviver, dificilmente poderá desfrutar das oportunidades que somente quando dividimos nossa vida com alguém, nos são oferecidas.
*- Quem vive sozinho por opção, não sendo por uma questão de dom natural, vindo de Deus, com certeza é alguém que precisa ser tratado, pois em algum momento de sua vida foi frustrado(a) em algum relacionamento a dois; dentre outros.
 
A vida a dois requer habilidade, paciência, investimento e acima de tudo muita dependência divina. Não existe casamento ruim, que não possa ser consertado, nem casamento tão bom que não possa melhorar um pouco mais.
Infelizmente, alguns casamentos tem –se frustrado chegando à triste conclusão de que é melhor viver “só que mal acompanhado”.
 
Quando isto acontece, um fato se revela:
“Os dois não souberam lidar com o relacionamento estabelecido um dia com o propósito de durar”.
Na verdade não existem relacionamentos ruins, o que existem são relacionamentos mal administrados.
Somos incompetentes quando não conseguimos administrar os conflitos que surgem nos bastidores de nossa casa. Quem não administra seus problemas é administrado por eles. A conseqüência é uma só. Desajuste, brigas, conflitos, decepção, esfriamento do amor e apatia.
 
A palavra de Deus nos assegura que é melhor ser dois do que um, porque um ajuda o outro na administração dos conflitos, não do relacionamento em questão, mas dos conflitos interiores que se manifestam por ocasião da convivência.
Quem convive com pessoas, seja no âmbito familiar, conjugal, social ou profissional, uma coisa precisa aprender. Não podemos viver bem, se vivermos apenas para nós mesmos.
Todo mundo quer ser feliz na vida, e todos esperam a resposta daqueles que estão do nosso lado, reconhecerem aquilo que nos agrada e satisfaz.
 
No entanto, enquanto esperam receber, nada fazem para dar. Jesus disse que “há mais alegria em dar do que receber”, e “tudo aquilo que quiserem receber dos outros, dêem a eles primeiro” (Mt 7:12).
Casamento é autodoaçao. Quem não dá não tem o direito de exigir do outro algo a seu favor.
 
Você jamais será feliz se não souber fazer seu cônjuge feliz primeiro.
 
Salomão discorre demonstrando algumas vantagens da vida a dois:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Eclesiastes 4:9-12)
Assim, é importante então salientar que o melhor da vida a dois esta no resultado que atingem em alcançar satisfação como maior recompensa do fruto de seu trabalho. "Têm melhor paga do seu trabalho." -
O que significa gozo e alegria em ter alguém do lado para desfrutar de cada conquista alcançada.
Ter alguém para se alegrar e celebrar  conosco nossas vitórias é uma das maiores dádivas da vida de um homem ou uma mulher.
 
Num mundo competitivo, bárbaro e egoísta como o nosso, situações assim, nao são somente inusitadas, como privilegiadas. Não são poucos os casamentos que embora perdurem, os cônjuges tenham aprendido este princípio. "A alegria do outro é também minha conquista".
Assim, aprendemos com Salomão, uma primeira lição: Dentro do casamento , o trabalho de cada um é mais gratificante quando compartilhado com seu cônjuge. (v.9)
 
Me limitarei a citar apenas as próximas vantagens, continuando a meditar em cada uma delas no decorrer da exposição de nossos próximos artigos: As quais:
II)È na mutualidade do relacionamento que nos mantemos de pé(v.10)
III)A vida é celebrada quando experimentamos o calor do companheiro.(v.11)
IV)Vencemos os inimigos quando mantemos aliança com alguém. (v.12)
 
É melhor serem dois, afinal, dois pensam melhor do que um.
Que Deus te abençoe ricamente, e lembre-se, valorize quem divide com você sua vida, você poderá precisar dela amanhã!
 
Pr. Paulo César