O MELHOR DA VIDA A DOIS - II

04/11/2011 07:31

__________________________________________________________________________________________________________

“Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” (v.10)

_______________________________________________

(Eclesiastes 4:9)"

A PROSPERIDADE  CONJUGAL VEM DA MUTUALIDADE!

Na reflexão anterior falamos um pouco sobre o privilégio de compartilhar.
Quero dar ênfase no artigo de hoje quanto ao valor da mutualidade dentro do casamento.
Pois aprendo com Salomão, outro princípio: È na mutualidade do relacionamento que nos mantemos de pé!- “Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” (v.10)
 
Quem assume se casar um dia com outra pessoa, geralmente não o faz no pensamento de terminar, mas sim, no propósito de construir com o outro uma vida de compartilhamento mútuo que os levarão a um patamar de prosperidade em tudo.
É comum os casais terem dificuldades para resolver pequenas desavenças do dia a dia, optando, na maior parte das vezes, por "deixar passar".
Quem ignora um problema hoje, é vítima dele amanhã!
Pois o que acontece, é o que chamamos de efeito bola de neve, efeito dominó.
Pequenos conflitos, incômodos, palavras mau faladas, atitudes e comportamentos errados e, ou às vezes ofensivos; ao longo do tempo, porém, vão se tornando pequenas infiltrações que se somam formando um problema maior  capaz de provocar a ruptura do relacionamento; porque não dizer, do casamento propriamente dito.
 
Caso semelhante aconteceu com o edifício de certo deputado em uma de nossas capitais.
O prédio que ele construía desabou quando já estava chegando lá pelos seus dez pavimentos. Os peritos descobriram que haviam pequenas lascas de madeiras misturadas ao concreto dos pilares primários, os quais à medida que iam sendo sobrecarregados, não suportaram o peso da estrutura. Pequenas coisas podem gerar grandes problemas.
 
Para evitar o acúmulo desses conflitos, psicólogos especializados em terapia de casal propõem soluções aos principais desentendimentos que os casais costumam ter, não obstante, a bíblia também nos apresentam inúmeros conselhos que quando admitidos pelos cônjuges e colocados em prática, vão moldar um relacionamento estável, duradouro e firme capaz de vencer todas as investidas que poderão vir sobre ele.
Os problemas dentro dos bastidores dos relacionamentos sejam em qualquer que seja o ambiente, tem mais a ver com a condição de nossas personalidades do que propriamente com as circunstâncias fora de nós.
 
Casamentos fracassam porque fracassados são seus componentes.
Salomão diz que é melhor serem dois, porque. Ele sugere: “Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” (v.10)
Assim, se quiser alcançar um casamento próspero entenda que o melhor princípio vem da prática da mutualidade.
Mutualidade é tudo aquilo que é feito de uma parte a favor da outra.
 
Do conselho de Salomão podemos extrair algumas lições:
I)Devo considerar minhas fraquezas e limitações:
Salomão fala de quedas. Todos somos passivos de errarmos, cairmos, adoecermos, falharmos.
A queda pode significar uma doença amanhã, a perda do emprego, uma impotência sexual, a perda de um ente querido, um concessão moral, dentre outros. Qualquer que seja trará sobre a pessoa um estado de incapacidade, limitação, frustração, culpa ou insegurança.
Portanto, é melhor serem dois, porque se caírem, um levanta o companheiro.
Quem é que te levanta nos momentos de fraquezas ou fragilidade?
Conheci uma senhora que despresou o marido quando este caiu na cama e ficou dez anos num estado de dependência dos outros. Vendo aquela situação ela, apesar de ser sua esposa, não suportando aquela vida, o abandonou. Nunca mais ela se firmou num relacionamento, e ele tempos depois veio a ser curado, e voltou a trabalhar. Passados uns tempos ela também caiu de cama, estado doentio, vindo precisar de alguém para cuidar dela, e não tinha ninguém para fazer isto, o que lhe pesou muito.
Situações semelhantes acontecem o tempo todo com as pessoas que ainda não aprenderem que esta vida é uma semente, cujos frutos são da mesma natureza da semeente que plantamos.
Em Gálatas, Paulo o apóstolo diz: “não vos enganeis, tudo o que o homem semear, é isto que ele colherá”. (Gl 6:7)
Salomão está dizendo justamente isto, pratique o Slogam do corpo de bombeiros, em seu casamento. “Nunca deixe seu parceiro para trás”, amanhã voce poderá ser o retardatário!
Quem considera suas fraquezas e limitações naturalmente também levará em consideração a do outro, e portanto, estará pronto para cuidar delas.
 
II)Devo ser companheiro do meu cônjuge:
“Um levanta o seu companheiro”. Deus não nos criou para vivermos sozinhos, nem tão pouco para ser servido pelo outro, mas para servi-lo.
Certamente ele(a) precisa de sua ajuda em alguma área de sua personalidade. E voce pode ajudá-lo(a).
A falta de comunicação obstrui o crescimento do relacionamento a dois. Dois erros casais cometem na vida a dois:
Negligenciar a comunicação e o diálogo, ou comunicar de maneira errada e na tonalidade errada.
Diz novamente Salomão: “A palavra dita brandamente desvia a ira do outro, mas a palavra dita duramente, desperta a raiva”. (Pv 15;1)
Ser companheiro requer um esforço em RECONHECER o outro como parceiro de vida.
Voce foi criado para se relacionar com alguém em especial, e este alguém é a pessoa com quem se casou um dia.
Afinal, se você é casado com alguém é porque um dia o desejou, e talvez chegou ao ponto de até pedir a Deus.
O amor começa quando desejamos construir a vida com alguém do nosso lado, e ele morre, quando desejamos nos afastar desta pessoa.
Antes de esperar que o outro seja companheiro, devo primeiramente ser um entusiasta do meu relacionamento.
Não buscamos companhia para suprir necessidades pessoais, mas para fortalecermos com o outro um manto que cobrirá nossas vulnerabilidades.
O isolamento produz solidão, que produz vulnerabilidade. E em matéria de vida a dois, há muitos parceiros que estão vivendo dentro de um mesmo teto, frustrados com seus cônjuges, pois são viúvos ou viúvas de maridos ou mulheres vivas.
Seja companheiro, pois ele é  o solo fértil onde voce semeará sua paciência, seu amor, suas alegrias, e seu entusiasmo para vencer na vida.
Porfim, lembre-se: seu cônjuge é  o melhor remédio contra sua solidão!
Que Deus te abençoe ricamente, e lembre-se também que vida a dois é projeto de Deus.
 
Pr. Paulo César
Continua...