O MELHOR DA VIDA A DOIS – IV

07/11/2011 07:20
_______________________________________________________________________________________________________
Salomão discorre demonstrando algumas vantagens da vida a dois:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” ________________________________________________________
(Eclesiastes 4:9-12)
O que traz estabilidade ao casamento?
Porque a maioria dos casamentos começam num paraíso e terminam fora dele?
Quais são os principais inimigos do relacionamento a dois que impedem o casamento de “durar até que a morte os separe”?
O que impede você de lutar para conquistar um casamento melhor?
A bem da verdade não existe casamento RUIM, mas sim, relacionamentos MAU administrados.
Esta é a quarta reflexão sobre o tema “O MELHOR DA VIDA A DOIS”, embora seja superficial as abordagens, já dá pra fazer pensar um pouco em relação à contribuição que você tem dado ao seu matrimônio.
Hoje em dia virou moda casais se separarem por qualquer motivo e constituírem um novo relacionamento ou família.
Quando isto acontece duas coisas se revelam: Ou o casal não tinha preparo para a união ou fracassaram na administração do relacionamento.
Brigas, dificuldades financeiras, desemprego, doença física ou emocional, esfriamento do amor “eros”, são motivos suficientes para justificar a quebra de uma união que a bíblia aponta como “melhor” ao serem dois?
O espaço é pequeno, tentarei ser o mais suscinto possível.
O apóstolo Paulo em I Corintios 7 nos da um grande ensinamento à respeito do casamento, a qual nos remete à obrigação de fazer do hoje, o melhor dia da minha vida para viver bem com meu companheiro.
Ele diz: “Todavia, aos casados mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” ( I Cor. 7:10,11)
Obviamente ele se dirige a cristãos “aos casados”.
É uma declaração muito forte, pois implica na responsabilidade de cada um tentar fazer o máximo possível para que o relacionamento não se deteriore com o tempo.
Como nossa ênfase está nas palavras de Salomão, e cremos que a vida a dois é melhor do que a de solteiro, vamos relembrar os motivos porque este sábio disse que dois são melhores que um:
I)- O trabalho de cada um é mais gratificante quando compartilhado. (v.9)
“Quem conquista algo e não tem com quem compartilhar o fruto do seu sucesso é além de egoísta, um fracassado, frustrado e infeliz”, o verdadeiro sucesso não é levantar empreendimentos ou fortunas, mas construir uma família feliz.
II)- È na mutualidade do relacionamento que nos mantemos de pé(v.10)
Um balão precisa estar preso a um fio que por sua vez precisa estar preso a um objeto mais pesado que ele, caso contrário, este alçara vôos cada vez mais alto, até que estoure.
Mutualidade é estar preso a alguém que troca comigo sua vida.
III)- A vida é celebrada quando experimentamos o calor do companheiro.(v.11) 
Alguém disse que "Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes!" e Exupere citou que, “o homem reclama que a vida é breve, mas vive seus dias como se fosse um ser eterno”.
E por fim Salomão nos ensina mais uma lição:
IV)- Vencemos os inimigos quando mantemos aliança com alguém. (v.12)
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena.
O texto acima diz que “a mulher não se aparte do seu marido”, e vice e versa.
Aprendemos então que a estabilidade de uma vida a dois enfrenta inimigos que precisam ser vencidos.
Quais são os inimigos do casamento?
Podemos listar centenas deles, mas vou destacar oito dos mais comuns.
Aqueles que geralmente leva muitos casamentos a naufragar, ao longo do tempo.
 
OITO RAZÕES BÁSICAS QUE LEVAM O CASAMENTO AO FRACASSO:
I)Brigas por qualquer motivo; 
II)Má administração financeira;
III)Vícios de ordem moral;
IV)Falta de cuidados pessoais com a aparência;
V)Um coração incrédulo;
VI)Estabelecimento de prioridades erradas;
VII)Vida sexual desequilibrada; e por fim
VIII)Desobediência à palavra de Deus.  
 
Por outro lado, Salomão nos ensina alguns passos para melhor a vida a dois, vejamos:
Primeiro passo para MELHORAR A VIDA A DOIS, é o investimento de tempo no relacionamento com o parceiro.
Em Gn 26:8 temos o exemplo de Isaque demonstrando que tempo é importante para a harmonia do casal.
Viu o rei Abimeleque que ele acariciava sua esposa Rebeca. O tempo que o casal nutre juntos promove o crescimento da intimidade que por sua vez leva à cumplicidade mútua.
Cônjuges que traem um ao outro, o fazem porque perderam em algum momento de suas vidas a intimidade com o parceiro. Falta de intimidade e distância têm o mesmo sentido.
Quanto mais distante fica o casal um do outro, maior será a lacuna entre eles. Portanto, siga os conselhos da palavra de Deus que diz: "Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência." ( I Cor. 7:5), o maior amigo da infidelidade conjugal chama-se "Privação".
Quanto mais tempo seu cônjuge passar longe de você, mais chances ele(a) terá de se aconstumar com sua ausência, e por consequência buscará companhia fora. Daí a exortação de Paulo, "Não vos priveis".
Invista tempo em seu relacionamento, quem não tem tempo para o cônjuge, com certeza não poderá lamentar depois que perdê-lo.
Segundo passo para MELHORAR A VIDA A DOIS, aprender a abrir mão do EU; Não pode existir um casamento equilibrado se não houver renúncia de ambas as partes. Casamento é autodoação.
Neste contexto, muitos fracassam porque não estão dispostos a abrirem mão de seus temperamentos, opiniões, conceitos e pensamentos.
Os choques e os conflitos gerados por isto, desgastam emocionalmente a vida do casal de modo que perde-se a alegria da presença do outro. Aprenda a abrir mão em prol do outro, e exija dele a mesma coisa.
Terceiro passo para MELHORAR A VIDA A DOIS, cumpra seu papel de mulher, cumpra seu papel de marido. Paulo toca no pivô central do relacionamento conjugal. o direito que o outro tem não somente de estar como também usufruir da presença do cônjuge.
Em Corintios 7, Paulo nos lembra que o corpo do homem e da mulher, dentro do casamento, pertencem um ao outro. Assim, homens e mulheres devem cumprir com a obrigação de esposas e maridos, a fim de suprirem sexualmente, afetiva e emocionalmente ao companheiro.
o melhor da vida a dois está em viverem juntos desfrutando sempre da presença um do outro.
No amor de Cristo, a todos os casais que acreditam que o casamento, depois de Cristo , é o melhor presente de Deus ao homem.
 
Pr. Paulo César