O PERIGO DO LIDER ORGULHOSO

28/01/2012 06:52
 
 
No capitulo dez de do livro de primeira Crônicas encontramos o fim da vida do rei Saul e seus filhos. Mas antes de falar deste momento leia sobre a vida deste rei e vai ver que há muito tempo o coração dele já demonstrava orgulho.
 
Através de suas atitudes vemos o que é uma pessoa orgulhosa. O que aconteceu neste episódio aqui não é único na sua vida, mas conseqüência de toda sua vida.
 
O povo de Israel vivia em constante guerra contra os povos vizinhos, mas eles tinham sempre Deus como o auxilio dele.
Porque era um povo escolhido por Ele, não adianta nos termos o senhor como nosso socorro, termos um coração que não se humilha diante de Dele, Saul por suas atitude demonstrava que sua beleza, sua sabedoria, sua força eram capaz de vencer o inimigo.
Você pode ter tudo, mas se o líder não tiver o Senhor ele sempre vai ter a derrota como companheira, ter cara e coragem não adianta muito, a obra de Senhor não se faz pela nossas próprias forças, o servo de Deus depende constantemente Dele.
 
Assim o rei Saul era contrário a este pensamento e por isto, dificilmente ele recorria ao profeta para buscar a vontade de Deus.
A sua morte foi uma verdadeira demonstração de orgulho, o povo que deveria colocar o inimigo para correr e ao invés disso, eram eles que estavam correndo.
 
É assim quando o líder não depende de Deus, os inimigos mataram o povo israelita e foram a procura de Saul e seus filhos, mataram os filhos do rei (v 3) na batalha e esta se intensificou contra ele.
 
O exército inimigo o alcançou e foi ferido pelos flecheiros, então o rei pediu ao seu escudeiro que o acabasse de matá-lo para que não fosse morto pelos filisteus que para ele isto seria um desonra.  Mas isto na realidade era mais uma vez uma demonstração de orgulho no seu coração por crer que não merecia esta morte depois de tudo que já tinha feito de errado.
 
Este pecado se não for tratado em nossa vida ele vai fazer parte até da nossa morte, então precisamos ter cuidado com este pecado que um perigo muito grande. Todo lider corre o risco de adquiri-lo. Precisamos fazer uma análise que se aplique à nossa vida. Qual o nível de dependência que estamos tendo de Deus?
Já pensou nisso?
 
Pr Viviano Alves