O PRINCÍPIO DA SEMEADURA

04/07/2012 07:39
“26  Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; 27  depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. 28  A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. 29  E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.”
_____________________________________________________
(Marcos 4:26-29)
Lance a semente.
Tudo na vida é uma semente, aliás a própria vida é uma semente. Olhando deste ângulo podemos ver que sendo uma semente todas as ações do homem, logo então por conseqüência o que virá serão frutos desta semeadura.  O que você espera colher no futuro, dependerá exclusivamente das sementes lançadas no momento presente.
 
Um dos grandes problemas da vida está no fato de que a maioria das pessoas não sabem como funciona o principio da semeadura, o que as leva vez ou outra a desfrutarem de sabores e dissabores em todas as áreas do seu viver, sendo que os últimos são mais freqüentes e constantes.
 
Uma lei imprescindível à realidade é a lei do retorno, ou ação e reação. Por saber disso o agricultor abre covas e lança sementes dentro dela, porque sabe que o ponto de partida para colher está no principio de plantar. Quem planta colhe, e colhe mais do que se plantou.
Há perguntas que fazemos somente depois que algo grave nos acontece. Certo homem que perdeu a capacidade de andar depois de acidentado, compôs uma música, e nela dizia: “onde estão os meus passos”. Talvez você olhe para trás agora, e se pergunte:
·         Onde está minha família?
·         Onde estão meus filhos?
·         Onde está meu emprego?
·         Onde está minha vida?
·         Onde estão os bens que alcancei?
·         Onde está meu ministério?
·         Onde está aquela pessoa dinâmica, feliz e capaz que já fui.?
A resposta, das duas uma, possivelmente está nas sementes que você plantou, ou deixou de plantar.
 
Não obstante, não é qualquer tipo de solo que frutifica bons frutos. Você raramente vê plantas frutíferas nascerem em pedras, rochas, saibro ou bancos de areia, mas em contrapartida, ervas daninhas se encontram em todo lugar.
Para colher um fruto que você nunca colheu, você precisa plantar uma semente que nunca plantou. “Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra” (v.26)
 
Existe um tipo de solo que nunca falha. É o solo do reino de Deus.  Nele toda semente lançada, germina, cresce e frutifica. Para colher os frutos deste solo, você precisa da semente primeiro.
·         Quer ver sua família feliz?
·         Quer ver seus filhos em torno de você?
·         Quer ter um bom emprego?
·         Quer experimentar a verdadeira vida?
·         Quer ter seus bens de volta?
·         Quer ter um ministério frutífero?
·         Quer ser uma pessoa dinâmica, viva e atuante?
 
Tenha um embornal cheio de sementes para semear em sua vida.
Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.” (Lc 8:11)
No solo do reino de Deus somente a semente da palavra de Deus é que frutifica. Assim, como numa cova o semeador não lança duas sementes de tipos diferentes, no reino de Deus você também não pode plantar dois tipos de sementes, porque uma invalidará a outra. “Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares...” (Dt. 22:9), é o leite azedo que leveda  o novo, e não o contrário.
 
Pessoas fracassam por causa da mistura de convicções em seus corações. Ora crêem em Deus, ora crêem no diabo. Dão ouvidos à palavras de duvida, dão lugar ao ódio, rancor, ressentimento, preguiça, inveja e outros sentimentos que não provêm de Deus, e assim semeiam em seus corações para a “degeneração” da boa semente que é a palavra de Deus.
 
Escolha o tipo de fruto que deseja colher. Sua colheita na vida vai depender exclusivamente da semente que jogar na terra do seu coração. Nosso coração é uma terra fértil para produzir tanto frutos bons como maus. Vai depender unicamente daquilo que lançamos ou deixamos que lancem em nos.
Salomão aconselha: “Cuide do seu coração, porque dele procedem todas as decisões da vida”. (Pv. 4:23) Muito do mau que vive agora, tem a ver com as sementes que você plantou em seu coração. O homem é e vive aquilo que acredita. – em que você acredita.
 
Lance a semente e vá dormir. Creia que tudo o que fizer em obediência exclusiva a palavra de Deus, se cumprirá. “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. (26,27).
Descanse, não fique preocupado se vai dar ou não certo. Se as coisas vão ou não acontecer, se a pessoa virá ou não. Se a porta se abrirá ou não. A palavra de Deus não volta vazia. assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Isaías 55:11)
 
Portanto, faça o que tem que fazer. Bata na porta da empresa, pregue para aquela comunidade, ligue para aquela pessoa, converse com sua esposa, esposo, filhos, trabalhe naquilo que acredita, estude crendo que vai passar. Plante uma semente de fé. Não fique medindo as dificuldades, ou circunstancias.
Se Deus colocou dentro do seu coração uma semente de possibilidade, abra a cova e lance está semente dentro dela, e deixe que “a terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.” (28,29).
Que Deus te abençoe ricamente neste dia em que plantares.
 
Pr. Paulo César