O PROCESSO DE CURA - Parte I

25/08/2011 07:44

Em função do meu texto anterior para este site, me questionaram: Como acontece o processo de cura das nossas dores existenciais? Um dos melhores textos bíblicos para elucidar esta questão encontra-se em Marcos 10:46 

______________________________________________________________________________________

“Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. 47Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”  48 Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”  49Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”.  50Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus.  

51“O que você quer que eu lhe faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!”  52“Vá”, disse Jesus, “a sua fé o curou”. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho." 

Nele, encontramos especificados todos os passos a serem dados por todos aqueles que desejam obter a plena liberdade existencial que Cristo nos concede.

Quer entender como isto se processa? Observe comigo!

Passo 1: Reconheça o seu Problema (V. 46).

O texto deixa claro que Bartimeu era Cego e esta cegueira o tornava, um Mendigo.

E você, qual é o seu problema? O que tem lhe roubado a alegria da salvação em Jesus Cristo?

Via de regra sabemos aquilo que nos aflige, reconhecemos aquilo que retira a paz da alma. Você foi Ferido? Humilhado? Enganado? Este fato é recente? Antigo? Qual a forma que você escolheu para resolver este problema?

Quais os resultados que você tem colhido? Neste texto e em outros episódios bíblicos, por exemplo: Mateus 9: 28 e 29; 15:21–28;20:32 e Marcos 10:36. Jesus sempre perguntava as pessoas: “O que queres que eu te faça?”. Reconhecer a dor, amargura, mágoa, ressentimento, raiva, ira, culpa falsa ou verdadeira e/ou qualquer outro sentimento dentro do nosso coração é o primeiro passo para obtermos a cura que desejamos.

Passo 2: Busque Ajuda de Jesus (V.47).

Sob certas situações emocionais, podemos tornar–nos cegos emocionais, que não conseguir dimensionar aquilo que nos afeta. Busque em oração a resposta para esta questão. Suplique a ajuda do Espírito Santo de Deus que nos conduz em toda verdade sobre nós mesmos. Ainda assim, se você não conseguir dimensionar as causas reais dos seus problemas emocionais e a solução para eles, você precisará procurar a ajuda de um cristão maduro e experiente, de preferência seu pastor, para auxilia–lo neste diagnóstico.  Seu pastor e/ou conselheiro espiritual por ser isento a tua história, lhe diagnosticará e prescreverá com maior exatidão a receita divina para suas reais necessidades.

Ele lhe orientará sobre aquilo que você precisa crer, viver e alcançar em relação às verdades eternas da Palavra de Deus.

Passo 3: Supere as Oposições (V.48).

O Ser Humano guia-se pelo “Status Quo”, pela “Lei do Menor Esforço” e muitas vezes, não alcançamos o que desejamos por causa das desventuras da vida.Bartimeu enfrentou a aversão da multidão no processo que lhe levaria a encontrar a cura em Jesus.

Você necessita enfrentar o que?  Reconhecer o que? Adversidades são etapas na escalada em busca da plena cura emocional que necessitamos. Você possui as suas e eu as minhas, de forma que temos uma responsabilidade diante delas: as superaremos ou desistiremos? Qualquer uma destas escolhas traz consigo seus próprios resultados.

 

Continua na próxima semana...

 

Pr.Ezequiel Bispo