O PROCESSO DE CURA - Parte II

01/09/2011 06:36

___________________________________________________________________________________ Visando responder a pergunta: “Como acontece o processo de cura das nossas dores existenciais?”, escrevi na semana passada, a primeira parte deste texto, baseado em Marcos 10:

46   Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.

47   Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

48   Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

49   Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”.

50   Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. 51   “O que você quer que eu lhe faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!”

52   “Vá”, disse Jesus, “a sua fé o curou”. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.

Destacamos nele os seguintes pontos:

Passo 1: Reconheça o seu Problema (V. 46).

Passo 2: Busque Ajuda de Jesus (V.47).

Passo 3: Supere as Oposições (V. 48).  

E agora, concluiremos essa abordagem apresentando os outros passos do processo:

Passo 4: Abandone Velhos Hábitos (V.50).

Seja qual for o seu problema, no decorrer do tempo, você tem desenvolvido formas paliativas de tratar com a dor causada por ele e estas práticas, uma vez repetidas, tornam-se mecanismos de defesa, hábitos.

Bartimeu não temeu abandonar a sua velha capa e ir ao encontro de Jesus, você também deverá fazer o mesmo.

Alguns de seus hábitos de vida são claros obstáculos à cura que você deseja. Por isso, Abandone-os, já!

Passo 5: Aceite o que Jesus deseja lhe dá e não apenas aquilo  que você acha que precisa (V. 51 – 52 a).  

Uma vez que tenhamos identificado o nosso problema existencial, Jesus irá fazer com que ele desencadeie a revelação de outros problemas, até então, ocultos para nós, pois, ele deseja trata-los.

Bartimeu queria apenas enxergar, mas, no texto, Jesus parece ignorar o que ele pede. Jesus lhe demonstra que seu maior problema era está perdido e uma vez que o salva, Bartimeu alcançou também o que tanto desejava.

Se você verdadeiramente deseja obter a cura daquilo que angustia a sua alma, aprenda que isto pode ser apenas a “isca divina” para tratar na sua vida todas aquelas imperfeições existenciais que até você desconhece, mas, que interferem no seu relacionamento com Ele.

Passo 6: Siga a Jesus Estrada Afora (v. 52 b).  

Uma vez curado, Bartimeu não desiste de segui-lo.

Vivemos num tempo que as pessoas só procuram a Deus enquanto dele tem necessidade.  

Aprendemos do texto que devemos Seguir Jesus, mesmo já tendo obtido tudo aquilo que você achava que precisava.

Assim enxergo o que entendo ser a direção bíblica para o chamado Aconselhamento Pastoral e a Cura da Alma.

Concluindo, é interessante notar que o processo descrito na Bíblia para curar as nossas dores existenciais é o mesmo que oferece ao pecador perdido a Salvação dos seus pecados.

Vale então ressaltar que, em Jesus, sua alma encontrará tudo que seu Ser precisa.

Nele em quem somos amados, salvos, curados e bem cuidados!

 

Pr. Ezequiel Bispo

_______________________________________________________________________________________________________________

Caso queira postar um comentário . Clique Aqui