O QUEBRA - MOLAS

26/04/2012 07:03
“São os teus olhos a lâmpada do corpo, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso, mas se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas.”
______________________________________________________
(Lucas 11:34,35)
Todos estamos na estrada da vida. Estava viajando com alguns colegas rumo à praia, quando chegando a nossa cidade de destino, na região do Saquarema no Rio de Janeiro, cansado da longa viagem, o sol já estava se pondo, e por infelicidade não havia sinalização nenhuma que chamasse nossa atenção para o quebra molas adiante.
Então em velocidade inadequada passamos sobre aquela lombada na estrada e os resultados não poderiam ser diferentes. Alguns morderam a língua, outro bateu com a cabeça na lateral do carro, eu me assustei muitíssimo, uma vez que dirigia o veículo, já o dono, (tadinho), quase muda o coração para a região da boca, tamanho o susto e receio de quanto ficaria o custo daquela aparente “negligência” no volante.
 
Uma pedra no caminho. Aquela velha  e célebre frase de que havia uma pedra no caminho, e por isto tropeçou nela, aconteceu conosco. No entanto, não era uma pedra, mas um quebra-molas.  A bem da verdade ao longo da estrada desta vida, sempre vamos nos deparar com obstáculos, sejam pedras ou quebra-molas, dá no mesmo. Uma é uma criação natural enquanto a outra é artificial, colocada na estrada para chamar a atenção quanto à velocidade percorrida.
 
Tem o objetivo de ajudá-lo em determinados lugares a manter uma velocidade menor, mas reduzida, porquanto, naquele ambiente pode ser perigoso manter uma velocidade acelerada.
Jesus diz que nossos olhos são a lâmpada do corpo, e que dependendo de como sejam, trará um resultado diferente. Talvez alguns venham a criticar o quebra-molas, reclamar da prefeitura, do Estado, do idealizador do quebra-molas, já outros talvez entendam a sua função.
 
O fato que em todo o tempo estamos diante de quebra-molas. Problemas, doenças, adversidades, perseguições, falta de recursos, aflições e outras coisas mais que nos acometem nos obrigam a olhar para elas de uma forma: Com bons ou maus olhos. De que maneira você encara as coisas negativas que lhe acontecem?  Dependendo da maneira como você se aproxima do quebra-molas poderá ter uma experiência extremamente desagradável, desconfortável, ou danosa física e financeiramente, à minha semelhança. Ou não!
 
Meu problema foi não vê-lo, mas ainda assim me serviu de lição. Jamais devo estar tão confiante, introspectivo, ou desatento enquanto estiver viajando que venha ser vitima dos quebra-molas que se encontram no caminho.
A lição me foi positiva. Agora, quando viajo, ao aproximar das entradas das cidades, aprendi a reduzir a velocidade, a procurar placas sinalizadoras de lombadas e quer saber de uma coisa? – Aprendi a identificá-los e passar suave e confortavelmente sobre eles, “gato escaldado em água quente, tem medo de água fria” não é mesmo?
 
Toda estrada tem quebra molas, não importa a forma que apareçam. Toda pessoa tem problemas, não importa qual seja a aparência em que se manifestam. No entanto, o maior problema pode não ser o problema em si, mas a dimensão que você dá a ele. Afinal, “seus olhos são a janela do seu corpo”.  O problema não é o problema, mas a atitude que temos diante dele. Muitas pessoas adoecem quando as adversidades, os infortúnios ou as surpresas da vida lhes apanham, tudo isto porque não conseguem ver os quebra-molas no meio da estrada. E esquecem que por trás de cada um existe uma oportunidade de crescimento.
 
Cada obstáculo é um trampolim para a vitoria ou fracasso. Seu corpo poderá ter mais ou menos luz. Mais saúde ou menos saúde, mas alegria ou mais tristeza, vai depender de como você olha para a realidade à sua volta. Seu corpo trará até você aquilo que seus olhos captarem. Tem pessoas que se encontram doentes, enfermas, desanimadas, estressadas, e algumas até morrendo, porque passaram sobre o quebra-molas da vida e olharam para ele como uma pedra no meio do caminho. O sábio Salomão, há muitos anos atrás escreveu: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, sua força será pequena.” (Pv 24:10) ou seja, no dia do quebra-molas, não o veja como um obstáculo, mas como uma oportunidade de crescer.
 
A bíblia nos diz que “Tende fé em Deus, porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este quebra-molas: Eregue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” (Marcos 11:20,21).
Tenha um bom dia no amor de Cristo.
 
Pr. Paulo César