O PROPÓSITO DE SER HOMEM DE DEUS

04/02/2013 08:11

"Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta."

____________________________________________________
(Jeremias 1:4-5)

O ministério dos grandes profetas ocorreram em um tempo de muitas dificuldades. Basta ler a palavra de Deus para ver o contexto em que eles se manifestavam. Vemos nela relatos de sofrimento do povo com fome, doenças, perseguições, opressões, mudanças, adaptações em terras estranhas, dúvidas e incertezas quanto ao futuro, dentre outras circunstâncias que caracterizava uma orientação segura quanto ao que fazer.

Neste mesmo contexto Deus usou homens santos de uma forma naturalmente sobrenatural. É em cenários assim, que o homem de Deus é chamado para atuar e fazer a diferença.

  

O homem de Deus é levantado para andar em comunhão com Deus, de tal modo que cause impacto na vida das pessoas.

A figura do pastor como “um santo homem de Deus” tem sido ofuscada em nossos dias... pela ação maligna de falsos mestres, líderes causadores de escândalos – vemos seu mau cheiro exalando pela mídia e por testemunhos tristes de pessoas que confiaram e acreditaram em alguém que não lhes respeitou.

Mas isso não quer dizer que não existam os escolhidos de Deus, levantados por Ele para o cumprimento de seu propósito eterno nesse tempo tão árido e carente.

Esses homens existem e a igreja deve ter o cuidado de identificá-los e lhes prestar a devida honra, respeito e amor. Bem como, os mesmos devem procurar sempre serem fiéis a Deus em seus ministérios. Afinal, cada um recebe do próprio Deus um rebanho que lhes é confiado. (I Pd 5:1,2)

 

Por mais que pareça ser uma classe em extinção, neste emaranhado de “mensagens e mensageiros” não pode o verdadeiro homem de Deus se confundir, e acreditar que está sozinho em seu ministério.

O Senhor respondeu a Elias, quando em momento de solidão, confrontando a realidade de pecado de sua sociedade, recebeu do Senhor a resposta: “Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.” (I Reis 19:18)

De fato, Deus não impede a existência dos falsos obreiros, mas sempre conservará os seus escolhidos e garantirá o cumprimento de sua vontade no meio do seu povo, porque Ele quer continuar agindo na sua vida e abençoando a sua casa, seu lar, seu casamento e Ele tem as pessoas certas para usar.

Assim, creia que jamais faltará mensagem e mensageiro espiritualmente competente para alimentar o povo de Deus e aqueles que estão no seu plano de salvação.

 

Compete apenas ao homem de Deus ser fiel em todo o tempo! Não importam as circunstâncias,  o tempo  e a cultura dos homens, estas sempre vão sofrer metamorfoses, ou seja, transformações que inclinarão para se distanciarem da verdade revelada.

A tendência e a moda do momento desafia os profetas do Senhor Jesus a continuar pregando e conduzindo os homens à pessoa de Cristo, “pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo” (I Ts. 2:3)

O senhor disse a Jeremias, e diz também para você, para mim e todos os que não se dobram diante de Baal; “e tudo quanto eu vos mandar, falarás” (Jer. 1:7).

 

Lembrando das palavras de nosso irmão Paulo, “ Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.” ( I Cor. 4:1,2)

 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” ( I Corintios 15:58)

 

Que nesses dias tão difíceis, dias de militância constante contra o pecado e cumprimento das últimas profecias, o homem de Deus saiba reconhecer o principal propósito de seu chamado. 

 

Pr. Paulo César