OBEDECE QUEM TEM JUÍZO

17/04/2013 07:16
... cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.”
__________________________________________
(Jz 21.25b)
Assim encerra o livro dos Juízes, comentada por alguns como a era das trevas da história israelita. Não havia compromisso com Deus.
O mesmo ciclo se repete por várias vezes – o povo virava as costas para Deus, eram entregues nas mãos dos inimigos, clamavam a Deus que levantava um juiz entre eles e operava livramento, mas logo se afastavam da vontade de Deus novamente e o ciclo se repetia.
Mas, o problema apontado no final do livro era o desgoverno do povo: “cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos”.
Será que não tinham conhecimento da palavra de Deus? Tinham conhecimento da palavra, mas preferiam o seu próprio julgamento das coisas.
Por incrível que pareça o problema é atual. O mundo pós-moderno tem esta característica de ser avesso aos princípios e valores estabelecidos. Cada um quer governar a sua vida dentro do que parece reto aos seus olhos.
A bíblia é clara em dizer que quando o homem assume essa filosofia de vida tomando caminhos que parecem bons ele se dá mal, pois o fim desses caminhos os leva à perdição. Talvez você esteja provando esse ensino na prática.
“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”  (Pv 14.12)
No propósito de viver acima do legalismo cheio de regras dos homens é preciso também evitar o erro de fundamentar-se no julgamento próprio das coisas.
A bíblia é absoluta e suficiente para “... ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,”.
Ela é capaz de nortear a vida do crente nos enchendo com as virtudes espirituais e dirigindo no comportamento santo. O Espírito Santo nos ilumina enquanto a lemos, mas é preciso ler e desconfio que muitos não o têm feito.
Encorajo você a ler as cartas do Novo Testamento em atitude de fé e obediência sem impor os seus pensamentos ao texto.
Lembre-se que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos. Não tenho dúvida de que você reconhecerá os caminhos do Senhor para a Sua igreja.
A igreja contemporânea deve estar atenta para não assimilar o relativismo do mundo pós-moderno que é o caminho mais próximo para regredirmos ao tempo dos juízes.
Há uma tendência dos crentes em mesclar sabedoria bíblica com a sabedoria dos homens, mas Tiago diz que a sabedoria do mundo é terrena, animal e diabólica (Tg 3.15).
Para sermos revigorados numa cultura bíblica de compromisso com Deus, com a causa missionária e bom testemunho moral e ético a palavra deve estar acima do julgamento pessoal.
Se a bíblia diz: “enchei-vos do Espírito” não há o que esperar; se ela diz para nos afastarmos da aparência do mal, então faça isso e não se corrompa; se ela diz que bem aventurado é o homem que não se assenta na roda dos escarnecedores, então não assuma as práticas pecaminosas desses homens, separe-se; se ela diz para não deixarmos de congregar, então seja um membro freqüente nos cultos.
Não há nenhum segredo para infundir cultura bíblica numa igreja. Há empecilhos criados pelos próprios crentes.
O pecado de Israel gerou uma situação de desgoverno. Satanás tem trabalhado para criar o mesmo caos em nossos dias.
A igreja é chamada de “coluna e firmeza da verdade” (I Tm 3.15), um só corpo assimilando os mesmos princípios bíblicos e prestando obediência onde o que parece reto aos homens é submetido ao que é de fato reto: “Os preceitos do Senhor são retos...” (Sl 19.8a).
Não entre na onda pós-moderna onde a idéia do pecador é mais valorizada que a palavra de Deus.
 
Pr Alberto Wagner