OBSTÁCULOS DE UM DISCIPULADO EFICAZ

19/11/2011 07:33
___________________________________________________________________________________
Quais seriam os obstáculos para que um discipulado eficaz aconteça?

__________________________________________________________________

Estamos vivendo dias de correrias verdadeiros fast-food, onde valorizamos em demasia as coisas rápidas.
O fato é que não queremos perder tempo, e muitas vezes buscamos encontrar tudo pronto para ter trabalho.
O mundo globalizado, tecnologias de ponta a disposição e ainda mesmo assim o homem continua ignorando o essencial,  o mais importante para sua vida,  que é estar próximo de Deus.
O que os cristãos têm a ver com isso? Sim tem muito.
Tendo em vista que muitos estão embaraçados com seus problemas pessoais que os impedem de terem uma vida cristã frutífera.
Então surge outro indicador que vira obstáculo para muitos que é a falta de tempo generalizada.  
Se falta tempo isso significa que teremos problemas com a colheita que o senhor Jesus deixou pra nós,  porque nossa vida fica infrutuosa (João 15.5).
Quais seriam os obstáculos de um discipulado eficaz?
1.     Devocional medíocre; tem muitos cristãos que querem ter poder, mas não querem gastar tempo com Deus.
Mt 16. 24. Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. 26. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?
2.     Seja um agente de transformação na vida das pessoas, e não um agente de destruição.
Cl 3. 5. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, 7. as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. 8. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
 
3.     Cuidado com seus pensamentos porque são como armas.
 Fp 4.8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Cl 3.2. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
 
4.     Cuidado a sonolência na oração.
Mt 6.5. “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. 
5.     Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
 
6.     Cuidado as preocupações da vida.
Fp 4.6. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
 
7.     Busque a santificação.
 Hb 12.14  Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
Se você deseja ser eficaz no seu discipulado é necessário ter vida com Deus caso contrario tudo que você fizer será vazio.
Deus te abençoe!
 
Pr. Gilmar Candido