OS MERCADORES DA FÉ

13/12/2011 06:44
_________________________________________________________________________
“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vos falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão suas praticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos  por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarada, e a sua destruição não dorme.”

______________________________________________________________

(I Pd. 2:1-3)
Deus não pára, mesmo enquanto você dorme e até neste momento Ele está trabalhando a seu favor.
Em contrapartida, seu inimigo também não descansa, está sempre à espreita procurando alguém ou um momento propício para como o leão agarrar sua presa.
É obra do Espírito Santo convencer o homem do “pecado”, da “justiça” e do “juízo”. (Jo 16:8), e parece ser obra de alguns “homens espirituais” convencer o homem  de que Deus está unicamente à disposição deles para encaminhá-los para uma vida de sucesso financeiro neste mundo.
 
Pedro, pelo Espírito Santo de Deus, previu que nos últimos dias haveria uma manifestação maior dos falsos profetas.
Pregadores que viriam ao longo do tempo distorcendo  a palavra da verdade,  e fazendo dos seus ouvintes: “comércio”
Você não pode negar que agora, mais do que em qualquer época passada, religião virou negócio, e homens que se consideram chamados por  Deus para pregarem a palavra dele têm virado “Mercadores da fé”
 
Este problema não é de hoje, se encontra presente na linha do tempo, desde o tempo que antecede à vida de Pedro.
Ele mesmo disse: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vos falsos mestres”. Ou seja, sempre houve e sempre haverá! – A teologia da Prosperidade é o carro chefe do rol de mensagens do falso profeta.
 
De fato o problema só não é mais velho que o tempo. O profeta Jeremias que antecedeu em muito a Pedro, teve uma experiência com pregadores da prosperidade em seu ministério.
Enquanto ele se esforçava para convencer o povo de Israel e os reis do perigo iminente que viria sobre a nação (Jr 14.12; 21.7; 24.10; 27.8; 29.17; 32.24; 34.17; 38.2; 42.17; 44.13); o profeta Hananias no mesmo ambiente e para o mesmo público, profetizava “bênçãos”, “prosperidade”,  "Saúde" e “paz”. (Jer.28:9).
 
Vale a pena destacar o óbvio. Tanto o verdadeiro quanto o falso profeta, tanto Jeremias quanto Hananias usavam a seguinte expressão como introdução de suas mensagens: “Assim diz o Senhor...” – Hoje, não é diferente!
 
Para enganar tanto, de fato o falso precisa imitar o verdadeiro.
Por isto, a necessidade dos cristãos serem mais perceptivos ao ouvirem e verem os mensageiros que se manifestam; sejam na mídia televisiva, jornalística, virtual ou local; a fim de reconhecerem se são ou não verdadeiros profetas enviados por Deus. Afinal, “a árvore é conhecida pelos seus frutos”. (Mt 7:15 - 20).
Sei que não é fácil fazer isto,  e é exatamente por isto, que “muitos seguirão suas práticas libertinas”, não obstante, é necessário!
 
Pedro destaca alguns sinais que poderão ser notados nos mercadores da fé. Vejamos:
A distorção da verdade:assim também haverá entre vos falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou.”
 
Os mercadores da fé são “líderes espirituais” que ensinão “dissimuladamente, heresias destruidoras”.
Doutrinas fundamentadas na bíblia totalmente fora do contexto e propósito das quais e para as quais elas foram registradas.
Uma vez distorcida de sua finalidade real a mensagem ouvida trará sobre o ouvinte “destruição”.
O aposto da verdade é a mentira. Uma preocupação que o falso profeta não tem, é o de tornar o ouvinte cônscio de seus pecados.
Assim, a ausência de uma mensagem clara e objetiva com relação ao arrependimento, será um outro marco presente na palavras dos mercadores da fé.
 
Pedro revela que os mercadores da fé demagogicamente lançarão mão de palavras fictícias.
A criatividade dos mercadores da fé é revelada pela capacidade natural de elaborar ensinos virtuais, irreais ou inexistentes e ajustá-los aos textos bíblicos, seguidos de lisonjas , bajulação e promessas mediante as quais as pessoas naturalmente apreciam.
 
Isto fazem, nada mais nada menos, por causa da própria incapacidade e anuência da pessoa.
Paulo escrevendo a Timóteo exorta que : “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrario, cercar-se-ão de mestres segundo as  suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos.” (I Tm 4:2,3).
 
Alguém disse que “se há fofoqueiros, é porque tem quem ouve fofocas.” E é verdade. O mesmo é válido com relação aos falsos mestres. O mercado religioso tem como principal  combustível a superficialidade da vida cristã que se preocupa mais com “ a aparência de piedade, negando entretanto, a fé” (I Tm 3:5).
 
É o fato de apreciar o evangelho de Cristo somente do ponto de vista daquilo que agrada ouvir e não daquilo que precisa ser ouvido é que dá lugar para a crescente manifestação de pregações e  pregadores cuja mensagem vem adocicada com o açúcar da “prosperidade” física e financeira
Nesta linha, surgem não somente novos pregadores, como velhos pregadores que se ajustam à onda do momento, “movidos pela cobiça”. Desejo de se tornarem famosos e ricos!
 
Assim era Hananias, um falso profeta que politicamente  recorreu à demagogia lisonjeira que amaciava o ego dos seus ouvintes. Falar o que os outros gostam de ouvir é fácil, o difícil é dizer o que elas precisam escutar.
 
Deixo-lhe um conselho e uma pista:
Conselho: Não se desvie do mensageiro que toca em suas feridas, Jeremias não foi o primeiro profeta impopular da história de Israel, e nem o último.
Alguém disse que noventa e nove por cento das mensagens bíblicas tem como pano de fundo, um desafio ao ouvinte de que ele precisa “Preparar  o caminho do Senhor e endireitar suas veredas” (Mt 3b)
Pista: Assim, todo verdadeiro profeta, por uma questão de compromisso com Deus, quase sempre diz o que não agrada. Mas sempre diz a verdade, doa a quem doer! Coisa que os mercadores da fé não têm a coragem de fazer!
A propósito, se existe algo em sua vida que precisa mudar, arrependa-se agora. A bíblia diz que "se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda injustiça" (I Joao 1:9).
Espero que depois desta, você possa endireitar os seus caminhos!
Tenha um bom dia, no amor de Cristo!
 
Pr. Paulo César

Comentários ou sugestões: Clique aqui