PERDEU -SE NO MEIO DO CAMINHO

16/02/2012 07:01
"Porque Demas, tendo amado o presente seculo, me abandonou e se foi para a Tessalônica"

____________________________________________________

(2 Tm 4:10)
Se há um imperativo na vida, é que ela é feita de escolhas. As escolhas que fazemos são investimentos que projetamos para alcançar determinados resultados amanhã.
Se comemos demais, estamos investindo numa provável obesidade amanhã. Se durmimos de menos, escolhemos uma terrivel enxaqueca posterior, se bebemos demais ou ingerimos o líquido indevido, escolhemos uma bela dor de cabeça no dia seguinte.
 
Se tratamos mal as pessoas, estamos escolhendo receber de volta o que semeamos. Afinal, a lei áurea do evangelho diz que "tudo o que quiserdes que os homens te façam, façam primeiramente a eles" (Mt 7:12). 
Demas era um dos líderes que acompanhavam Paulo no ministério de pregação do evangelho. Este, infelizmente, abandonou o apóstolo no meio do serviço cristão.
 
Há um momento que você precisa saber o que se quer realmente, pois, dificilmente poderá conservar a caminhada em dois caminhos distintos. Optar pelo ministério e a vida secular de modo que consiga resultados satisfatórios nos dois é praticamente impossível.
O Senhor Jesus disse: "Não podeis servir a dois senhores". (Mt 6:24), e foi devido a esta impossibilidade que levou Demas a tomar uma decisão radical ao ponto de abandonar seu companheiro, ministério e chamado, o que fez também por consequencia, abandonar ao seu Senhor  "que o resgatou com o seu próprio sangue" (At. 20:28)
 
Demas literalmente perdeu-se no meio do caminho. Muitas pessoas têm feito o mesmo. Começam bem a caminhada cristã, mas em determinada parte do percurso são como que arrancadas para fora da estrada, e isto; geralmente por livre escolha.
Somos todos responsáveis por escolher nossos caminhos... e precisamos estar conscientes de que também devemos ser responsáveis pelas consequências. Ninguém deve ser culpado, nem mesmo Deus.
 
Uma das maiores advertências bíblicas com relação aos cuidados que devemos ter na vida cristã, foi dado por Salomão. Ele diz: "Sobretudo o que se deve guardar, guarda o seu coração, porque dele procedem as saídas da vida."( PV. 4:23)
Demas se desviou porque não cuidou do seu coração, antes o abriu para amar, não a Deus e sua obra, mas ao "presente século". O que acontece quando amamos mais o tempo presente e as coisas que o tempo presente nos oferece que a Deus?
 
Três coisas acontecem:
1) Amamos mais as oportunidades do tempo presente que as do tempo futuro.
2) Abandonamos aqueles que participaram do nosso crescimento espiritual e por fim,
3) Decidimos que o melhor lugar para investirmos nossa vida é buscar a prosperidade terrena. "e se foi para a Tessalônica".
 
Infelizmente, Demas não conhecia as palavras escatológicas de Jesus que disse: "Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim, este será salvo" (Mt 24:12,13)
No amor de Cristo Jesus, continue firme, se em algum momento pensar em abandonar a causa do evangelho, lembre-se de Demas como alguém que perdeu-se no meio da estrada e continua até hoje longe dela.
 
Pr. Paulo César