PORQUE MUITOS CASAMENTOS FRACASSAM

26/01/2012 07:19
“E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?  Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.”  ________________________________________
(Gênesis 3: 9 -12)
Estou cansado de trabalhar e ver todos os dias as mesmas pessoas no caminho; passar horas trabalhando no escritório.
Chego em casa e minha esposa sempre serve a mesma comida para o jantar. Entro no banho e logo ela começa a reclamar. Quero descansar e ver a televisão, mas minha filha não me deixa, porque quer brincar comigo, não entende que estou cansado.
 
Meu pai também me irrita algumas vezes, e entre clientes, esposa, filha e pai, eles me deixam louco. “Quero Paz”. A única coisa boa é o dormir, ao fechar os olhos sinto um grande alívio, me esqueço de tudo e de todos.
-                     “Olá, vim te ajudar”.
-                     Quem é você? Como entrou?
-                     “Deus me enviou. Disse que ouviu suas queixas e acha que você tem razão”.
-                     Isto não é possível, para isto eu teria que estar... morto!
-                     “Isto, você está. Não se preocupará mais em ver sempre as mesmas pessoas, nem por agüentar a sua esposa com suas reclamações, nem sua filha que te irrita e nem escutará os conselhos de seu pai.”
-                     Mas. Que acontecerá com todos? Com meu trabalho?
-                     E minha esposa, e minha filha?
-                     “Não se preocupe, já contrataram outra pessoa para o seu lugar, e certamente este está muito feliz porque estava sem trabalho”.
-                     “A sua esposa encontrou um bom homem que a quer bem, a respeita e admira por suas qualidades, aceita gostos, defeitos e todas as suas reclamações.
Além disso, se preocupa com sua filha como se fosse filha dele, de certo tem uma emoção muito grande já que é estéril.
Por mais cansado que chegue do trabalho, dedica tempo a brincar com ela e são muito felizes”.
-                     Mas, não quero isto!
-                     “Sinto muito, a decisão foi tomada”.
-                Mas isto significa que jamais voltarei a beijar o rostinho da minha filha, nem dizer “eu te amo” a minha esposa, nem dar um abraço no meu pai.
-      Não, não quero morrer, quero viver, envelhecer junto a minha mulher, não quero morrer ainda...
-                “ Mas era o que você queria... Descansar.
-      Agora já tens seu descanso eterno, durma para sempre”.
-      Não, não quero, por favor, Deus!
Que aconteces amor? Teve um pesadelo?” Disse minha esposa me acordando.
-      Não.... não foi um pesadelo e sim uma nova oportunidade.
 
As vezes nos preocupamos em dar importância  à construção de uma casa grande, bonita e confortável, mas nos esquecemos da importância de se construir uma família estável dentro dela.
Quando o homem se preocupa consigo mesmo, o egoísmo se manifesta, deixando de perceber que não vive sozinho e que há outros em torno dele.
Adão e Eva começaram seu casamento no paraíso, mas terminaram fora dele.
Como está o seu casamento? – hoje, à semelhança de Adão e Eva, muitos casais também estão vivendo fracassados fora do paraíso.
Mas, afinal, Porque Muitos Casamentos Fracassam?
 
I) Fracassam porque não assumem a culpa pelos erros cometidos;
Um dos maiores problemas da presente geração é a falta de responsabilidade sobre seus atos, no entanto, isto não é novo. Adão e Eva também não assumiram as suas.
Quando confrontado por Deus, “Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu?” ... “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” - Você é responsável por tudo aquilo que faz.
Muitas pessoas tem consciência do pecado, mas não têm convicção dele.
 
II) Fracassam porque não encaram a realidade de sua própria condição;
Todos somos pecadores, por natureza, e esta consciência está presente em nós.
“Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu?”, mas diante dela, à semelhança de Adão e Eva, somos lançados à acusação, Adão disse ao Senhor: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.”
Nunca lance a culpa sobre os outros. É mais fácil fugir do problema que tentar resolvê-lo.
– Nunca se canse de lembrar-se disto, diante de Deus você é responsável pelas suas ações.
Portanto, não atribua ao seu cônjuge a culpa pelas suas frustrações, anseios ou atitudes, isto também leva um casamento ao fracasso.
 
III) Fracassam porque buscam independência de Deus.
Deus se decepciona mais com o fato de nos escondermos atrás dos nossos erros, do que mesmo pelo fato de tê-los cometido. – No entanto, todo pecado é conseqüência da busca de uma forma de independência. 
– Você não pode viver, e nem conseguirá ter vida longe da presença de Deus. Disse Jesus: “...porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5; Nada mata mais rápido um casamento do que a falta de reconhecimento dos próprios erros.  
QUEBRE A ROTINA... reconcilie-se com Deus e com seu cônjuge:
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” – Provérbios 28:13
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César