PRINCIPIOS PARA UMA JORNADA FELIZ

31/01/2013 07:36
"Nós pois jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus e Ele nos atendeu"

_______________________________________________________________

(Esdras 8:21)
Todos querem chegar lá. Sucesso, realização e vitórias nao acontecem por acaso. Agluém disse que somente no dicionário sucesso vem antes de trabalho, e em certo sentido na vida prática isto é verdade.
Algo precisa ser feito para que algo aconteça. Esdras, um grande servo de Deus, sabia que podia contar com Ele. Não obstante, Deus se revela para aqueles que o buscam de todo o coração.
Como nosso coração é leviano, não podemos descansar em momento algum na busca de Deus.
 
Uma grande jornada teria que ser feita por Esdras e seu povo. Obstáculos, inimigos, perigos, adversidades e desafios faziam parte da estrada. Isto ocorre hoje conosco também.
Assim, precisamos de princípios que venham nortear nossa caminhada, afim de que tenhamos uma jornada feliz. Aprendamos com Esdras então:
 
1º - QUEM SE HUMILHA DEUS O EXALTA
O jejum, na Bíblia, nunca é um sacrifício para ter direito a favores de Deus, mas é sempre uma expressão de quebrantamento, de reconhecimento dos limites humanos e das possibilidades ilimitadas de Deus:
MOISÉS ficou quarenta dias e quarenta noites em comunhão com Deus, sem comer nem beber, porque o povo estava ameaçado de destruição por causa da sua rebelião (Deut. 9:25-26; Salmo 106:23);
 
JESUS DE NAZARÉ, o Filho do Deus vivo, depois do revestimento do Espírito, passou também quarenta dias e quarenta noites no deserto em comunhão com o Pai, sem comer nem beber, pois a derrota do diabo exigia a ação conjunta das três pessoas da Trindade e nos deixou o exemplo (Mateus 3:16-17; 4:1-11);
 
PAULO, após o seu encontro com o Senhor e antes de iniciar o seu ministério, ficou três dias cego, na casa de Judas, em jejum, até que foi batizado e revestido com o poder do alto para o seu ministério (Atos 9:9, 11, 17-18);
 
OS LIDERES DA IGREJA DE ANTIOQUIA adoravam a Deus com jejuns quando receberam as instruções que deram início às viagens missionárias de Paulo e seus companheiros; viagens que mudaram a geografia do cristianismo! (Atos 13:1-3);
 
OS PRESBÍTEROS eram eleitos e investidos em seus cargos depois das orações com jejum feita pela igreja (Atos 14:23). Nesses exemplos, o jejum não tem regra fixa. É feito em situações especiais e por pessoas com ministérios especiais.
 
Mas o  jejum pode ser também uma prática constante na vida individual do crente. Jesus não reprovou essa prática, mas apenas corrigiu as motivações erradas (Mt 6.16-17) e deixou claro que há uma recompensa (Mt 6:18)!
 
No jejum o homem se humilha diante de Deus, reconhecendo ali que depende exclusivamente dEle. A bíblia diz que: "Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará". (Tiago 4:10)
 
2º - QUEM BUSCA AJUDA ENCONTRA AJUDA
Os desafios são enormes (Esdras 8:22): Os inimigos de hoje são as hostes espirituais da maldade que atuam nas regiões celestiais e que se opõem à mobilização do povo de Deus para as batalhas do reino (Efésios 6:12).
 
O diabo quer que o povo de Deus se limite a participar de cultos alegres e festivos uma vez por semana sem o compromisso diário da comunhão do corpo e sem uma evangelização agressiva que assalte as portas do inferno para resgatar vidas! Precisamos buscar "toda a armadura de Deus e todos os recursos do céu para VENCERMOS TUDO no dia mau e permanecermos inabaláveis!" (Efésios 6:13).
 
Os nossos recursos são limitados e não devemos usar os meios mundanos para a realização da obra de Deus! (Esdras 8:22). Tudo o de que precisamos é da boa mão de Deus sobre nós! Devemos ter vergonha de usar expedientes mundanos para realizar as obras de Deus!
 
Através do jejum e oração, expressamos nossa total dependência de Deus e nossa plena convicção de que ele agirá! A recordação do que Deus fez ao seu povo nos dias de ESDRAS e em outras ocasiões é mais do que suficiente para nos mover à oração e ao jejum hoje! Lembre-se Deus socorreu Esdras, pois quem busca ajuda em Deus, encontra refúgio seguro nEle.
 
3º - QUEM HONRA A DEUS COM SUA FÉ, É HONRADO POR DEUS PELA SUA FÉ.
Deus atendeu à oração de Esdras e do seu povo (Esdras 8:23). Na versão revista e corrigida está escrito: "E Deus moveu-se pelas nossas orações". Este Deus é sempre o mesmo. Devemos orar baseados nas suas promessas (2 Cronicas 7:14; Jeremias 33:3; 29:13; Marcos 11:22-24).
 
O jejum e a oração sãos meios de graça  (Esdras 8:21,23). Somos encorajados a usar esse meio de graça (Mateus 7:7-11; Isaías 26:12). Não conseguimos entender todo o mistério que envolve a oração e o jejum, mas Deus age quando oramos e jejuamos. Ele age em nós e através de nós no mundo! Devemos orar e perseverar em oração como ato de obediência e convicção de que por meio dele a vitória se manifesta.
 
O que nos leva a esse tempo especial de oração é a necessidade do nosso despertamento como igreja para a promoção do reino de Deus. Se continuarmos acomodados, não conseguiremos contribuir decisivamente para que o evangelho do Reino seja pregado para testemunho a todas as nações.
 
Somos desafiados a orar  e jejuar se quisermos viver em constante vitória!. Esdras fez uma campanha espiritual afim de garantir sua jornada. Você também pode fazê-la!
E acima de tudo, é necessário estarmos de joelhos diante de Deus, para estarmos em pé diante dos homens neste mundo!
 
No amor de Cristo,
Pr. Paulo César