PROJETO INQUESTIONÁVEL DE DEUS

21/03/2013 06:15

“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu não o separe o homem.”  

____________________________________________________________

( Mateus 19:4-6 )

 

De longa data o status do casamento vem sendo solapado, desprestigiado, adulterado e sutilmente desvirtuado.

No entanto, é importante frisar que a bíblia divide a humanidade em duas classes de pessoas: Uma, aquela que adota o padrão divino para sua conduta e estilo de vida, a outra, aquela que despreza totalmente seus ensinos e valores.

Os fariseus chegaram até Jesus e tentaram encontrar em suas respostas oportunidade para justificar a quebra do matrimônio por motivos fúteis. Perguntaram-lhe: “É lícito ao homem repudiar sua esposa por qualquer motivo?”.

A resposta de Jesus foi mais contundente, profunda e direta do que eles esperavam.

E serve também para nós balizarmos o casamento em nosso tempo. Casamento é idéia de Deus, por isto carrega consigo a conotação de sagrada instituição, principalmente para aqueles que comungam o propósito divino contido no casamento.

Jesus faz referência ao início da criação. Menciona Deus como autor do casamento e diz que Ele criou homem e mulher, um para o outro.

Assim, Jesus define de vez a natureza heterossexual do casamento.

O projeto de Deus era (e ainda é) que  apenas homem e mulher constituam um relacionamento matrimonial. “Não tendes lido que aquele que os fez no princípio    macho e fêmea os fez.”

Ele fala claramente sobre relacionamento sexual dentro do ambiente conjugal constituído pela união de um homem com uma mulher.

Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne...”

Mais evidente quanto aos limites sexuais para um relacionamento a dois do que Jesus foi é impossível.

Qualquer concepção conjugal fora deste padrão caracteriza falta de entendimento daquilo que o Senhor Jesus destacou. Em outras palavras, “o que Deus uniu” o homem não deve separar. 

Para a cristandade comprometida com a verdade das escrituras, não há dificuldade de compreensão deste mandamento.

Como Jesus foi comprometido com o casamento heterossexual, assim também devemos ser.  Sendo o cordeiro de Deus, Ele veio nos libertar de nossos pecados (Jo 1:29).

Pecados estes, que nos separam de Deus Pai, ainda que amados por Ele, mas passivos de necessidade de arrependimento.

Jesus ama o homem pecador, mas convida-o a buscá-lo afim de receber seu perdão, cura e libertação dos males advindos do pecado.

João escreve: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar e purificar de toda injustiça”. (I João 1:9)

 

Pr. Paulo César