PROMOVENDO O CRESCIMENTO DAS PESSOAS

12/09/2011 21:50

__________________________________________________________________________________

“Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele.” ______________________________________________(Lc 8:1)

O crescimento das pessoas em torno de nós influencia o nosso crescimento também.

O discípulo é alguém de um potencial entusiástico. Jesus sabia reconhecer as pessoas abertas ao discipulado e por sua vez, a um crescimento espiritual, por isto, Ele promovia o crescimento de todas elas.

A sua sabedoria e o seu conhecimento pessoal, foi perpetuado por meio daqueles  a quem ele investiu mais tempo ensinando.

William James disse:  “O grande uso da vida, está em fazer algo que ultrapasse sua existência.”

Tudo o que você fizer investindo sua vida para construir, vai ficar aqui, só tem algo que vai além; “aquilo que você fizer para os outros”. Em Apocalipse 14:13 diz-nos: “bem aventurados os que morrem no Senhor, diz o Espírito. Porque descansarão de suas fadigas, e suas obras os acompanharão”.

Toda pessoa no reino de Deus que desenvolve um ministério fundamentado na palavra de Deus vai, por natureza ser alguém que Ele usará para o crescimento de outros que virão depois.

Assim, é imprescindível que você reconheça aqueles que estão ligados a você, pelo Espírito Santo, para multiplicação e perpetuação de seu sucesso e de sua vida.

Ensinar pessoas as verdades eternas, é também fazer um transplante de coração.

O Senhor Jesus, gastou mais ou menos 80% do seu tempo na arte de ensinar seus discípulos, em como viver a vontade de Deus, isto produziu neles um vertiginoso crescimento interno.

Mais importante do que a aparência é a condição do seu coração. Há várias tipos de discípulos, como também vários tipos de pessoas. A família é um grupo de pessoas que devem tornar potencialmente nossos discípulos.

Nem todos naturalmente vão aceitar ou admitir, o que não significa que devem ser descartados. Mas, ensinar deve ser a primeira meta sua, não importando quem seja, contanto que, tenham disposição para aprenderem.

O presente texto diz que “...andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com Ele.” Algumas pessoas passarão pela sua vida, ou permanecerão. Com Jesus, de toda a multidão, 11 dos  12 que escolhera ficaram com ele até o fim.(João 13:1)

Foram discípulos produtivos, não somente aprenderam como também se reproduziram.

Discípulos produtivos são excepcionais, e este é o ideal de Jesus.

Discípulos verdadeiros possuem coração de servo. Eles nunca tomam decisões sem conselho do seu orientador espiritual, pois enxergam nele, um presente de Deus para suas vidas, por isto, “vão com ele, por onde ele andar”.

O apóstolo Paulo escrevendo à igreja de Tessalônica exorta “Agora, lhe pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho de vocês, que lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.” ( I Ts. 5:12,13)

Algumas considerações sobre um discípulo que apreende orientações espirituais, segundo a palavra de Deus. I)Reconhecem o esforço de seu orientador.

Quando Jesus criticou os fariseus em Mateus 23:15, disse algo que faz jus ao esforço do discipulador: “rodeais a terra e o mar em busca de um prosélito”.

O orientador é alguém que se sacrifica com o objetivo de promover o crescimento da pessoa que escolheu para ensinar.

O próprio Senhor andava de cidade em cidade e aldeia em aldeia, procurando pessoas abertas para aprenderem sobre o reino de Deus, e investia a maior parte de seu tempo instruindo-os na vontade de Deus.

O discípulo reconhece os esforços de seu mentor. Mas também

II)Reconhecem o valor de seus conselhos. Paulo disse: ... tenham consideração para com os que... lideram no Senhor e os aconselham.” Você nunca vai praticar algo que não conhece.

E com relação a vontade de Deus é preciso que seja instruído.

Quando Felipe encontrou o eunuco no deserto e perguntou-lhe: “entendes o que lês” – Ele respondeu: “Como poderei entender se alguém não me ensinar”. (Atos 8:28)

Assim, se hoje posso escrever-lhes algo é porque recebi de alguém explicações e orientações à respeito desse algo que compartilho agora.

Sim, pessoas que acreditaram em mim, gastaram parte de seu tempo, e porque não dizer: parte de suas vidas, para comigo. Foram seus conselhos fundamentados na palavra de Deus que como placas de sinalização na estrada que me ajudaram a desviar dos buracos da vida.

Pessoas que reconhecem o valor de um conselho, seguem as orientações de seus discipuladores, como também os seguem “e os doze iam com Ele.” (Lc 8:1), e também:

III)Honram seus orientadores. Vivemos num mundo materialista, e capitalista.

O homem vive para si mesmo, e semelhante a uma criança egocêntrica que vê o mundo gira em torno dela mesma, é a humanidade em geral.

Num mundo assim, somente a graça divina exalada pelo amor de conselheiros inspirados pelo Espírito Divino, poderá quebrar este espírito terreno.

No mundo as pessoas amam as coisas e usam as pessoas para seu proveito, no reino de Deus, devemos  amar as pessoas e usar as coisas para promover o crescimento das pessoas.

A gratidão é marca registrada de pessoas que foram trabalhadas por aqueles que promoveram sua libertação. “  e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;  e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.” (Lc 8:2,3),

Paulo exorta, “Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles”.

O trabalho deles é importante para os outros, como foram também para vocês.

Por isto vemos em torno de Jesus, “...muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.”.

O que você pode fazer de melhor por aquele que fez o melhor para você.

Três coisas:

Reconheça a importância da unidade entre você, seu orientador, bem como com os outros que foram beneficiados por Ele. Pois são também fruto do seu trabalho.

Satanás investirá tempo e recursos para destruir a unidade deste corpo.

Orientadores ficam tristes quando um discípulo se retira, morre, se desvia ou se perde.

Jesus se entristeceu com a retirada de Judas, e Paulo com Demas.

O pai ficou triste com a retirada do filho prodigo.

Reconheça também o esforço desprendido pelo seu mentor e por fim, reconheça que o contentamento interno do seu orientador é o estímulo que ele tem para continuar investindo em você. “Vivam em paz uns com os outros.” (I Ts 5:13)

Cordialmente em Cristo Jesus!

 

Pr. Paulo César