QUANDO O LIDER FALA E ACONTECE

22/12/2011 06:37
_______________________________________________________________________________________
O líder obediente à palavra de Deus tem uma visão dos acontecimentos pela palavra de Deus, pois ela é nossa bússola que nos orienta a todo o momento, mas quando nos falamos e as coisas acontecem, como fica nosso coração?
_______________________________________________________________
Como nós respiramos o ar do dia seguinte ao dos acontecimentos?
  O profeta Jeremias vive esta situação. No capitulo um de Lamentações, podemos imaginar como está o dia seguinte após o povo ser levado para o cativeiro e como estava o coração do profeta.

 

  No primeiro momento ele parece estar entrando na cidade vazia e solitária, cidade que era tão povoada antes com todo seu comércio, toda aquela gente, mas agora está como uma viúva em luto que chora amargamente dia e noite com lágrimas escorrendo pelo seu rosto. Que visão que ele tem!

 

  O coração do profeta não está alegre porque suas palavras deram efeitos, nem está altivo, cheio de soberba dizendo para o povo “eu disse e vocês não me ouviram”, mas sim; triste, desconsolado porque aquele povo era seu povo, ele não era de outro lugar, era do meio deles. Sentiu-se assim, mesmo sendo só ele  a obedecer a palavra do Senhor.

 

   Estava triste porque sabia o que levaram eles a cair nas mãos do inimigo. Foi o pecado(v8) e que eles tiveram todo tempo necessário para se arrepender, mas não quiseram.

 

    Estava triste porque  o seu povo se tornou objeto de zombaria para as nações e os inimigos prosperavam por meio da queda deles (v5). Em todo momento este homem de Deus sabia que o Senhor era Justo, e que o erro foi do povo em não obedecer os mandamentos (v18).

 

   Como lideres de Deus somos chamados para falar as suas palavras, mesmo sabendo que temos sentimentos pelo nosso povo, amor à nação e nossas famílias, mas devemos ser fiéis às palavras que poderá até trazer conseqüências gravíssimas a nossa nação querida.
 
Se Deus nos levantou para falar pode ter certeza que alguma coisa Ele vai fazer acontecer, precisamos estar preparados.
 
Que o Senhor te abençoe.
 
Pr. Viviano Alves