RECONHECIMENTOS QUE NOS APROXIMAM DE JESUS

09/01/2012 07:44
______________________________________________________________________________________
“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipal (sacerdote) dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” 

________________________________________________________

(João 3:1,2)
Uma grande realidade que encontramos no contexto religioso. Muitas pessoas que aparentemente servem a Cristo por participarem de uma igreja evangélica, provavelmente ainda não tiveram um encontro genuíno com Jesus Cristo.
Como certo pregador disse: “As igrejas estão cheias de pessoas vazias de Jesus.”
O que levaria pessoas estarem dentro da igreja e ainda assim, não terem tido uma experiência de conversão genuína? No texto de hoje vamos ver a historia de um homem chamado Nicodemos. Ele era um sacerdote do seu tempo, não obstante a isto, ainda não tinha tido uma experiência de conversão ou novo nascimento. Era um homem quase salvo, no entanto, no reino de Deus, quase salvo significa perdido por completo.
 
Com base no texto acima, podemos compreender algumas verdades necessárias para a salvação do homem, e assim avaliar nossa própria experiência com Cristo e a partir destas verdades tomar uma decisão mais acertada com vistas à nossa salvação.
 
Primeira Verdade: RELIGIÃO NÃO SALVA NINGUÉM!“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipal (sacerdote) dos judeus . - Vemos que Nicodemos era um príncipe dos judeus, ou seja, uma das principais figuras religiosas de entre os judeus. Na verdade, ele era um sacerdote, homem de grande conhecimento das escrituras e considerado mestre do povo, pois ensinava o povo, as verdades da palavra de Deus.
É possível alguém estar dentro da igreja, ter conhecimento da vontade de Deus, e até mesmo ensinar outros o caminho da salvação e não ser salvo. Assim, entendemos que religião todo mundo tem, mas nem sempre, estes têm a salvação de suas almas.
 
Segunda Verdade: A VERGONHA IMPEDE MUITAS PESSOAS DE RECEBEREM A SALVAÇÃO!
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus;”.
A maioria das pessoas não têm dificuldade de fazer muitas coisas erradas em si mesmas. Mas experimentam a barreira da vergonha. Ter um relacionamento com Jesus exige do homem coragem para assumi-lo. É fácil entrar em uma igreja ou freqüentá-la, o difícil mesmo é declarar-se cristão. Nicodemos foi em busca de Jesus: “Este foi ter de noite com Jesus.”.  
A vergonha é um obstáculo que precisa ser vencido por quem deseja se salvar, e o fato de não assumir um relacionamento com Cristo, caracteriza o estado de alguém que ainda não tomou uma decisão pessoal em seu coração com vistas à sua salvação.
Em Marcos 10:28, 29 o Senhor Jesus diz: “Ninguém que tenha deixado casa, bens, fazenda, marido, mulher, filhos ou qualquer outra coisa, que não receba cem vezes mais no tempo presente, e no mundo vindouro, a vida eterna.”
 
Terceira Verdade: TODO HOMEM PRECISA EXPERIMENTAR UM NOVO NASCIMENTO.
“Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”
 
A experiência da salvação é um ato sobrenatural da parte de Deus. Não é um desejo humano. “nascer da carne”. “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” – O novo nascimento é uma ação do próprio Deus, vem do seu Espírito. Como isto acontece? – Lemos em Efésios 1:13 que: “Em quem vocês também estão, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho de vossa salvação, tendo nele crido, fostes selados com o Espírito da promessa, para o dia da redenção em Cristo.“
 
O nascimento da carne, é o nascimento físico, o nascimento do Espírito é o segundo nascimento dito por Cristo, é o nascimento espiritual. O homem ouve a palavra de Deus e consoante  a ela, entende sua condição e arrrepender-se de seus pecados, pois “tendo nele crido”, então é selado com o “Espírito Santo de Deus”. Assim, se você ainda não teve esta experiência com Jesus, reconheça que passos precisam ser dados em sua direção, fazendo assim, terá da parte dele, a oportunidade de um novo nascimento... espiritual!
Que o Senhor Jesus te abençoe ricamente!
 
Pr. Paulo César