A SENSIBILIDADE DO LIDER ESPIRITUAL -IV

06/12/2011 07:46
_________________________________________________________________________
“Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada  Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo.”
____________________________________________________________
(Atos 3:1,2)
Quem  está de fora não sabe o quanto é pesado carregar alguém.
Parece ser leve somente e enquanto o objeto carregado está nas mãos de outros. Apanhe um bujão de gás e ande cinco metros com ele, e você sentirá um leve cansaço ou incômodo em transportá-lo. Depois aproveite para andar mais noventa e cinco metros e estenda esta caminhada para mais um quilômetro, ou seja, mil metros e verá o quanto é extenuante o peso.
 
Garanto a você uma coisa: se você decidir carregar uma pessoa, descobrirá em certo ponto que ela é pesada. “Estava sendo levado para a porta do templo Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias ...”
 
– toda vez que você pega o peso – o problema, a necessidade de outra pessoa, muito provavelmente descobrirá que se trata de um fardo pesado, um desafio. Talvez seja por isto que o apóstolo Paulo exorta: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres...” (Tg 3:1)
Um líder espiritual precisa ter muita sensibilidade no exercício de sua função ou ministério, uma vez que traz algumas implicações: Vejamos:
 
Implica em Responsabilidade para com as pessoas:
“Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.” (Tg 3:1) – Quem tem mais, maior condições tem de dar mais!, Deus cobrará certamente mais daqueles que foram iluminados por maior quantidade de luz, ou consciência do seu chamado. Não queira trazer sobre si um peso que não esteja disposto a carregar.
 
Se você não tem vocação para o ministério pastoral, sacerdotal, ou liderança de pessoas a fim de promover o crescimento delas, saia fora desta posição e procure um serviço que te dê a condição de trabalhar nele de modo que se sinta feliz por fazê-lo. Um dia um colega me disse antes de eu entrar para o ministério: Paulo, pense bem, se você não quer ter cheiro de ovelha, não entre no aprisco!.
 
Nunca pense que o ministério pastoral, que é sinônimo de liderança espiritual verdadeira, seja fácil. É literalmente carregar pessoas até além da porta do templo – até o altar de Cristo. Pessoas feridas ou enfermas vão ao hospital em busca de tratamento, e quando espiritualmente se encontram enfermas ou feridas, fazem o mesmo indo ao templo.
Em qualquer lugar ou culto que participe, haverá alguém coxo na entrada da porta, ou deitado em uma maca interior. Nisto implica a responsabilidade, se você não levá-las, certamente não chegarão ao altar da cura promovida por Cristo.
 
Implica também em estar sensível à necessidade da outra pessoa carregada.
Líderes espirituais, devem ver além das aparências das pessoas: não se engane com as orações que elas fazem, nem com as roupas que se vestem, nem com sua raça ou condição financeira, ou até mesmo com a denominação que fazem parte, ou seu “status”; certamente, em algum lugar do intimo delas, estão gemendo, clamando por “ajuda”.
 
Este homem vivia de esmolas, mas no íntimo, precisava mesmo era de vida! Tinha amigos que o levava até a entrada do templo, mas não conseguiam ver que ele precisava mesmo era estar lá dentro cultuando a Deus. Somente quem tinha esta liberdade podia fazer aquilo que ele não fazia. Seja sensível às necessidades das pessoas, elas precisam de você!
Implica também em servir não uma vez, mas duas, três ou infinitamente mais, quantas vezes precisar. ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo.”
 
Há lideres que servem uma vez e não voltam mais. Não se sirva de outra pessoas apenas para descartá-la.
Caso se comprometa em ajudar alguém a vir a Cristo, certifique-se de que a levará por todo o caminho até Jesus, mesmo quando ele se perder no meio da caminhada... e isto, custe o que custar.
 
Pedro disse e serve para mim e você, que “Rogo aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada, pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como DEUS quer; nem por sórtida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-se modelos do rebanho.” (I Pd. 5:1-3)
Que a paz de Cristo seja sempre sensível ao seu Coração!
 
Pr. Paulo César