TORNANDO O RELACIONAMENTO DURADOURO

20/01/2012 07:14
 
“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (32) 
___________________________________
 (Efésios 4:25-32)
Dois homens moravam juntos e dividiam o mesmo apartamento, sendo um deles crente e o outro não. Todos os dias de manha, ambos saiam para o trabalho e freqüentemente paravam junto a uma banca a fim de comprarem um jornal. O dono da banca não apreciava muito o cristão e sempre lhe atendia com indiferença. Sempre que chegava à banca, o cristão lhe cumprimentava todo sorridente:
 
“Bom dia João! – Como vão seus negócios? Desejo que Deus os multiplique hoje!”  e João sempre lhe vendia o jornal sem nunca lhe devolver um só sorriso em demonstração de simpatia pela sua pessoa.
 
No decorrer dos dias, o amigo do cristão ficando indignado após a compra de um jornal, volta-se para o seu companheiro e diz: “Não entendo você, todos os dias você cumprimenta o dono da banca, sorri para ele, e deseja-lhe paz e prosperidade, e de uma forma muito fria ele te recebe. Se eu fosse você, compraria jornais em outra banca!”
O Cristão então se dirige para seu amigo e diz-lhe: “Não posso comprar em outra banca, porque estou tentando mudar o João, se eu fizer isto, ele é que terá me mudado”
 
Evangelismo e Discipulado Também é um Relacionamento de Amizade.
Você nunca conseguirá levar outras pessoas a ação, se não travar um relacionamento com elas. Geralmente as pessoas são atraídas por um ambiente de cumplicidade, através de uma interação de amizade que propicie segurança, auto estima e oportunidade de crescimento. Compartilhar a fé em Jesus é um investimento pessoal que requer um relacionamento de amizade.
 
A maior dificuldade hoje, não é compartilhar a palavra de Deus com aquele que não a conhece, mas sim, em mantê-lo sempre aberto a ouví-la. Para tanto, isto só poderá ser conseguido se houverem laços duráveis através de relacionamento pessoal.
Muitas são as pessoas que depois de abordadas e iniciadas na aprendizagem da palavra de Deus, deixam os estudos da mesma por falta de um ambiente sólido entre DISCIPULADOR E APRENDIZ, uma vez que por falta de habilidade do discipulador em não saber lidar com as diferenças entre ambos, acaba se perdendo num caminho de ofensas conscientes e inconscientes, levando o relacionamento a uma vida de curta duração.
 
I) Trilhe o caminho da Renuncia (v. 25 - 29)
- Abandone a Mentira;
- Fale sempre a verdade;  - Controle sua raiva;  - Seja honesto; - Elogie o outro com palavras edificantes;
 
II) Santifique sua vida a Deus (v.30)
Alguém disse: “Se o cristão pegar fogo, atrairá para si aqueles que estão com frio.”
O seu testemunho tem o poder não somente de impactar vidas como também influenciá-las. “Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.” (v.31); o que pode produzir em você sentimentos como estes? – aprenda a lidar com eles!
Caso contrário, se você não atrair as pessoas para o seu lado, com certeza as afastará.
 
III) Pratique o Perdão (v.32)
Não há relacionamento duradouro se não houver perdão.
Leve em consideração que não importa o quanto as pessoas sejam valorizadas por você, ou o quanto te valorizem; HAVERÁ UM MOMENTO que a ofensa se manifestará de alguma forma, e aí o PERDAO será necessário. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (32)
Siga o exemplo do Senhor Jesus, pois; Deus na pessoa dele te perdoou, e ele jamais desistirá de você!
Portanto, nunca desista de um relacionamento sem que primeiro tenha feito de tudo para mantê-lo. – INCLUSIVE PERDOAR.
Em Cristo Jesus que muito nos amou e continua a fazê-lo!
 
Pr. Paulo César