TRÊS COMPORTAMENTOS QUE ELIMINAM AS PREOCUPAÇÕES

05/09/2011 06:40

___________________________________________________________________________________________

“E porque andais ansiosos quanto ao vestuário?  Considerai como crescem os lírios do campo: Eles não trabalham, nem fiam..."

 

________________________________(Mateus 6:38)

Não podemos negar que a ansiedade, preocupação, inquietação, stress, medo e incerteza quanto ao bem estar no futuro, não seja um problema real e latente de nossa geração.

Estas coisas são como o ladrão, expoliam-nos a alegria,  os sonhos, rouba-nos a paz. A vida passa a ser vazia, oprimida, infeliz, frustrada e recheada de angústia.

Jesus veio para nos proporcionar paz. (João 10:10). Sim, paz e abundância. (João 16:33).

O presente texto, revela em como ter paz em tempo de ansiedade. Ele nos dá a receita. Você a quer?, Deseja? Quais seriam então os comportamentos que eliminam a preocupação do nosso coração?

Vejamos alguns com o nosso Senhor Jesus.

I)- Reconhecimento da futilidade da preocupação. (v. 28) “E porque andais ansiosos?...”

Quais são as vantagens que a preocupação traz? Nenhuma! A não ser o lucro para o farmacêutico. 

Os lírios, disse Jesus: “não trabalham, nem tecem... porém, Deus os veste.” (v.30).

Reconhecer a inutilidade da preocupação não é ignorar o problema, mas concentrar-se em que pode solucioná-lo. “ora, se Deus veste assim a erva do campo... quanto mais a vós outros, homens de pequena fé” (v.30)

2)Considerar o crescimento das plantas.

Quando vejo uma árvore, reconheço três coisas em sua vida:

a)- Elas crescem sem sair do lugar,

b)- O que elas precisam para viver, encontram-se disponíveis no solo onde estão plantadas.

c)- vivem dia-a- dia.

Estes três princípios estão embutidos na frase de Jesus que disse: “considerai como crescem os lírios do campo”. Trazer o futuro para o momento presente é sobrecarregar a alma.

Ansiedade e preocupação é doença de quem não sabe esperar e, principalmente confiar em Deus.

Se a planta que “hoje existe”, é cuidada por Deus, você por acaso, será desprezado por Ele?, assim, mude sua maneira de pensar em considerar estas coisas para sua vida, e mudará seu comportamento, ou seja, maneira de ver as coisas, e o Senhor passará a agir com mais liberdade sobre sua vida.

3)Somos mais importantes que  as plantas. (v.30) “Quanto mais a vós outros”.

Sim, nada neste mundo tem mais valor que você; pois para Deus, “Uma alma vale mais que o mundo inteiro”.

Assim, se Deus veste a erva, vestirá você também! Se supre  a erva, suprirá você também!

O que é necessário então para que você desfrute do favor de Deus, neste dia? Jesus responde: “Tenham uma fé maior”, “Ó homens de pequena fé”. 

Como levar nossa fé a crescer?, você pode promover o crescimento de sua fé de três maneiras:

a)Por meio do ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17)

b)Por meio da oração crédula; (Mc 11:23)

c) Por meio de atitudes ou novos comportamentos que mudam as circunstâncias; (Lc 5:17-20), esta é sugestão de hoje. Comportamentos que eliminam a preocupação.

Assim, para eliminar as preocupações, ansiedades, inquietações e outros males com relação aos problemas existenciais, comporte-se de forma diferente:

Ore mais (Isáias 26:3 / Isáias 64:4 / Salmos 127:1,2)

Queira menos; e  por fim:

Viva o dia de hoje! (Salmos 118:24) “Alegre-mo-nos, e regozijemos, pois este é o dia que o Senhor fez”.

Que o Eterno Deus e Pai, criador e sustentador de todas as coisas, te dê um dia livre de toda preocupação”

 

Pr. Paulo César