UMA PALAVRA PODE MUDAR SUA VIDA

06/10/2011 07:09

_____________________________________________________________________________________________

“5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: 6  Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. 7  Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. 8  Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. 9  Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. 10  Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta." 

_______________________________________________________________

(Mateus 8:5  -13)

O homem era importante. Centurião da escolta romana. Homem de posição e de prestígio. Mas, era também um homem de compaixão, estava ligado ao seu escrevo não pelo serviço recebido, mas, por uma amizade sincera que transcendia as obrigações diárias. 
Ao tomar conhecimento que Jesus estava na cidade, ele não se demorou em ir ter com Ele. Bem que poderia enviar um ajudante de ordem para falar com o Mestre. A sua posição lhe dava este privilégio. Mas, ao invés disto, ele mesmo se dispôs a ir ao encontro de Jesus.
Ao plantar os olhos em Jesus, o centurião não perde tempo em se identificar. Poderia falar a Jesus de sua posição, de sua autoridade. Mas, ao invés disto, foi direto ao assunto: ele tinha um servo que estava doente, paralítico e em terrível sofrimento.
Cheio de compaixão, Jesus se compromete a ir e curar o servo do centurião, mas, é interrompido por este com as seguintes palavras: “Senhor, não sou digno de que entre em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado”.
Diante de tal declaração, Jesus foi tomado de uma admiração singular por aquele homem. Apenas uma Palavra! O que pode fazer uma só palavra? Como aquele homem tão importante colocava a vida do seu servo em uma só palavra vinda de Jesus?
Jesus disse então ao centurião: “Vá”.  Ele foi e encontrou o seu servo com perfeita saúde. Uma Palavra! Foi assim que o servo foi curado.
Em um mundo igual ao nosso, onde palavras são faladas e se perdem no ar, evaporam e não são valorizadas, que palavras de Jesus poderiam hoje mudar a sua vida como mudou a vida do servo daquele centurião?
Quero lhe propor algumas palavras:
 
1ª  Palavra: CONCILIE!
Esta palavra pode modificar nossos relacionamentos com os outros! Pode facilitar o trânsito em situações de conflitos.
A conciliação abre a possibilidade pra novos encontros, desfaz preconceitos, quebra as algemas que tem escravizado as relações conjugais e de amizades.
Conciliar é ladrilhar o chão por onde pessoas antes separadas, podem agora caminhar de mãos dadas.
Será que Deus deseja isto para a nossa vida? Lucas 15: 28; Mateus 5: 23 – 28. 
Como estão os seus relacionamentos? 
 
2ª Palavra: PERDÕE!
Quando não há Conciliação, estabelece-se a separação, a falta do perdão.
Quantos relacionamentos estão interrompidos hoje pela falta do perdão?
Perdão é a ferramenta de Deus para deter o ciclo da dor, da culpa e da vergonha.
Perdão, esta palavra possibilitou ao homem o direito de viver uma nova vida com Deus, pois, é pelo perdão de Deus que nós alcançamos à graça da salvação em Jesus Cristo.
Será isto um padrão de Deus para nossa vida?  Efésios 4: 26; Mateus 6: 12.
A quem você precisa perdoar?
 
3ª Palavra: RENUNCIE!
A renúncia pode transformar guerra em paz, discórdia em concordância, divisão em união.
Imagine o que aconteceria no Oriente médio se esta palavra fosse pronunciada e praticada.
Jesus mesmo falou que se não houver renúncia da nossa própria vida, a vida perde o seu sentido, a sua razão de ser!  Mateus 10: 39; Mateus 16: 25 e 26.
Você tem se apegado a algo que já devia ter abdicado?
 
4ª Palavra: CREIA!
Crer na bíblia vai além de uma concordância mental, crer implica em obedecer, praticar.
Todo o desafio de Deus para nós é que saiamos da incredulidade e creiamos naquilo que ele nos tem dito.
A bíblia está carregada de promessas de Deus para as nossas vidas, está na hora de você as experimentar.
Aposse-se da benção, do milagre, da cura, da salvação que Cristo morreu para te conceder! Isaias 53: 1 – 6; João 1: 11 e 12; João 3: 16 – 21.
Aprendi do Pastor Jeremias Pereira que na vida o que importa é o que você decide e faz! Deus falou com você através deste texto? Ele te desafiou a que?
Você precisa conciliar-se com alguém? Perdoar alguém? Renunciar algo? Você precisa crer na sua cura?
Como disse ao centurião, a palavra de Deus para a sua vida é vá!
Desejo orar para que isto aconteça em sua vida!
 
Vá!
Pr Eziquiel Bispo
(A Visão do Texto de Mateus 8: 5 – 13 e do Personagem e do Bispo Tito Oscar, da Igreja de Nova Vida)