UMA SÓ CARNE

04/06/2012 08:05
"Tanto que já não são mais dois, mas uma só carne"
____________________________________________
(Mateus 19:1-6)
Deus não criou o homem para o casamento, mas criou o casamento para o homem dar o melhor de si ao cônjuge. O Éden ou paraíso era um lugar de felicidade, e Adão morava nele. Lá não havia tristeza, dor, nem males, mas “viu Deus que não é bom que o homem viva só”. Adão estava sozinho no  Éden e foi idéia de Deus criar a mulher para lhe servir de companheira idônea, não para torná-lo feliz, mas para compartilhar de sua felicidade. No Éden Deus de um (Adão) fez dois, no casamento Deus de dois (homem e mulher), faz um novamente
 
A união de ambos, homem e mulher, produz o casamento. Este é mais que uma fusão física e espiritual de um homem e uma mulher, é a unicidade de dois seres humanos de sexo opostos com o propósito de formarem um lar com o ideal de servir ao Senhor contemplando em suas vidas, os votos matrimoniais, “Tanto que já não são mais dois, mas uma só carne”. (Mt. 19:6-16).
 
A expressão “uma só carne” tem como significado e paralelo à inteireza de um corpo que para permanecer inteiro não deve ser dividido em partes, assim também Deus estabeleceu que o relacionamento matrimonial uma vez concebido, seja um inteiro, onde não há mais dois indivíduos em termos de personalidades, mas agora há   apenas uma entidade (um casal), daí deriva-se o casamento. E por causa de quem o instituiu, diz a palavra de Deus,  deve ser respeitado na íntegra: “Digno de honra seja o matrimônio e o leito sem mácula, pois Deus julgará os impuros e os adúlteros.” (Hebreus 13:4)
 
Quanto mais o casamento for solapado pela perda dos seus valores, mais a sociedade buscará um referencial de valor fora dele.  Por conseqüência surgirão novos grupos segmentados se apresentando como solução para dar novas diretrizes à vida familiar, assim a ressaltamos a necessidade de se restaurar o conceito bíblico de uma só carne.
 
Tornar-se uma só carne é o propósito divino para a estabilidade conjugal e familiar, conduzindo o casal e a família aos princípios elementares que Deus propôs para sua felicidade, protegendo o casamento contra os valores que atentam contra ele: A infidelidade, a rotina, a deficiência de caráter do cônjuge, os defeitos pessoais, os vícios, o desgaste de inúmeros conflitos, a falta de comunicação e outros fatores que têm destruído e esfacelado por completo muitos lares.
 
Para tanto, o reconhecimentos quanto a origem e propósito da união conjugal são fundamentais para a vivência à dois nos moldes divino. O ato sexual pode tornar duas pessoas uma só carne, o que não significa estarem casados. O casamento vai além do coito. Animais copulam e se acasalam, nós somos mais do que animais. Além de racionais, trazemos refletida em nós o “imago Dei”, ou seja, a imagem de Deus. Há pessoas que acreditam que por estarem mantendo uma vida sexual  compartilhada e ativa são casados. Contrario porém, dizendo: Não foi este o comportamento e compreensão que Deus estabeleceu para o casamento. (Hebreus 13:4)
 
Vivemos num mundo em constante mudanças, e no momento, em maior efervescência. Sendo uma instituição imutável, a família não pode mudar a base de valores que lhe confere estabilidade. Interagidos com a palavra de Deus, o casal pode superar suas dificuldades, romper com as barreira e os desafios do cotidiano, e solidificar o seu relacionamento, bem como estabelecer um forte alicerce espiritual e uma formação de caráter na vida dos filhos, e preservar sua salvação.
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César