VIU DEUS O QUE FIZERAM

17/08/2011 06:24

____________________________________________________________________________________________ 

“Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.

 

 

_________________________________________________(Jonas 3:10)” 

Sorria, você está sendo filmado por Deus. Nada pode escapar dos olhos de Deus.

Na sua onipotência, Ele vê todas as coisas e conhece tudo, não há ciência oculta que lhe escape ao entendimento. Todos os gestos do homem deveriam ser ponderados por ele mesmo com o objetivo de nunca errar ou no mínimo minimizar suas falhas diante do altíssimo que vê todas as coisas que se passam na terra. “Pois os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv. 15:3). 

O Senhor contempla não somente o homem bom, como também aquele que pratica o mau em seus caminhos.

“viu Deus o que fizeram”. A ação de Deus com relação ao homem sempre será na maioria  das vezes uma reação às suas atitudes. Ele reage ao comportamento humano, por isto, Satanás procura incutir na mente do homem um comportamento lascivo e perverso, pois sabe que agindo assim, estará provocando o criador.

Nunca deixe que seu coração venha se desviar da prática do bem e do amor, uma vez que por estas coisas é que o Senhor manifesta agrado.

O propósito de toda ação do Pai é conduzir você a uma inteira conversão. O mau caminho leva a morte, o bom caminho à vida. Salomão diz que “há caminhos que ao homem parecem direito, mas no fim dão em morte”

Você não pode ouvir a palavra e permanecer como está, pois ela vai confrontar seu coração com relação à vontade de Deus. Jonas pregou em Nínive, para mais de cento e vinte mil pessoas, e elas “se converteram do seu mau caminho”.

Existe apenas um caminho reto para Deus, todos os  outros são tortuosos assemelhando-se a atalhos que não levam ao Senhor. Casamentos aparentemente estáveis, mas fundamentados em pecados, prosperidades crescentes, porém,  à custa da miséria e prejuízo de outros; argumentos mentirosos, dentre outros aspectos que são notados pelo Senhor cujo Espírito não compactua com o cristão que vive assim, tornam-se caminhos tortuosos que mais afastam o homem de Deus do que o aproxima dEle.

Os Ninivitas se converteram, ou seja, abandonaram aquele caminho torto e tomaram o reto. Em Pv. 28:13, diz-nos: “Aquele que não confessa as suas transgressões jamais prosperará, mas aquele que as confessa e abandona, alcançará misericórdia”... e eles alcançaram-na, pois “Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o  fez”.

Sim, Deus sempre vai dar ao homem um troco maior do que lhe é direito. Sua fonte é inesgotável, pois a misericórdia é o que Ele mais tem para dar. Não importa qual seja o pecado que você esteja praticando, confesse-o. Pecado confessado é pecado perdoado, acompanhado da misericórdia do altíssimo.

Não dê lugar ao diabo para roubar sua alegria e paz, o mal já está determinado sobre a vida do homem pecador, seja a doença, miséria, fome, pobreza ou qualquer outro; nenhum deles vale a pena ser desfrutado por causa de práticas que chamam a atenção de Deus para seu juízo.

Sua vida pode ser mudada de um momento para o outro, Jonas anunciou o juízo de Deus, e o povo ouviu!

Seja também ouvinte da palavra de Deus e “operoso praticante dela” (Tg 1:22) e o mal se afastará de sua vida, de sua família, de suas rendas e com certeza, Deus verá o que você está fazendo e voltará suas mãos abençoadoras sobre você neste dia de hoje.

Que o Senhor nosso Deus te abençoe ricamente.

Pr. Paulo César