VOCÊ SABE PERDOAR?

12/01/2012 06:09
________________________________________________________________________________________
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.”
_____________________________________________________
(Colossenses 3:13) 
 
Esta é uma história verídica:
“Jonas veio de uma família muito pobre, nasceu na cidade de Pirapora em Minas Gerais, nasceu com uma deficiência física, e no dia do seu nascimento, quando seu pai contemplou seu filho no hospital e viu sua deficiência; ele imediatamente o abandonou juntamente com sua mãe.
Jonas foi criado num ambiente de dificuldades, sem a presença do pai. Como muitos jovens neste país, ele estudou seus primeiros anos em escola pública; tendo enfrentado o preconceito, a discriminação e a rejeição durante seus anos de infância, pré e adolescência; pois era um tanto diferente dos demais garotos do seu tempo; preto, pobre, deformado.
 
Dado à sua deformação no rosto, Jonas também tinha dificuldades para falar, o que complicava mais ainda o ambiente de seus relacionamentos; uma vez que era motivo de escárnio, gracejos e zombaria por parte dos seus colegas; bem como também da indiferença  dos adultos que conviviam com ele.
Assim, Jonas, quando começou a entender que era gente, percebeu que não era tratado como tal; e esse sentimento à medida que o tempo passava, foi-se acentuando cada vez mais em um ressentimento e uma revolta íntima no coração de Jonas.
E, no seu entender, tudo isto era culpa de uma só pessoa: SEU PAI!
 
Jonas nutria um misto desejo de encontrar seu pai e ao mesmo tempo, matá-lo.
Pensava ele que fazendo isto, poderia satisfazer o sentimento de vingança contra tudo e todos os que o ofenderam durante sua vida.
– Desta maneira, porquanto não podia realizar seu sonho, que era mais que um pesadelo em sua vida, Jonas se revoltava contra seus amigos, vizinhos, professores, enfim todo mundo. Por não conhecer e enxergar o amor ao seu redor, Jonas não sabia amar.
Até que um dia, Jonas encontra-se com alguém; um cristão, que olhando para ele, viu além da deformação física, uma deformação espiritual; situada não no rosto, mas na alma daquele jovem.
 
Este cristão, com imensa compaixão compartilhou o amor de Deus com Jonas, e com genuína atitude de amor leva-o e ajuda-o a fazer um tratamento através de cirurgia plástica.
Hoje Jonas é alguém totalmente recuperado, transformado pela graça de Deus, operada através de alguém que teve a sensibilidade de amar. Jonas então pôde aprender a amar, por que foi amado.
 
Jonas então, sai a procura do seu pai a fim de conhecê-lo; e o encontra.
Agora Jonas já não queria mais matar o seu pai, mas, sim perdoá-lo. – E Jonas pede perdão ao seu pai, dizendo-lhe, Pai, perdoa-me: porque durante muitos anos, desejei sua morte; e saiba que te perdôo:
·   Pelos anos de sua ausência da minha vida;
·   Por tudo que o senhor deixou de fazer a meu favor.”
 
VOCÊ SABE PERDOAR?
Hoje Jonas é um jovem feliz, feliz porque teve o rumo da sua vida mudado, porque pôde encontrar seu pai e se reconciliar com ele, porque teve a maturidade de decidir entre continuar a viver ressentido e amargurado com o coração cheio de ódio, ou viver livre das prisões do passado, simplesmente porque aprendeu a arte de amar; através da demonstração do perdão.
 
Não há motivo que justifique a falta de perdão, quando já recebemos das mãos do Senhor.- Motivos são desculpas que impedem o fluir do perdão.
As desculpas dizem que não houve culpa, mas aquele que oferece o perdão diz que houve a culpa, mas não leva em consideração a ofensa.  
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César