PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS SEITAS: 

__________________________________________________________________________________________________________________________

1ª Característica:

Seita é aquela instituição religiosa que: Não admite a bíblia por completo, como fonte de revelação divina ao homem.

A totalidade das escrituras é negada pela seita, uma vez que para ela, a bíblia não tem uma conotação autêntica no seu todo. É comum, encontrar algumas denominações “cristãs” que só aceitam os 4 evangelhos, e somente o que Jesus disse.

Não levam em consideração que o próprio Jesus não escreveu nenhum deles, e que o que está escrito são testemunhos dos apóstolos, inclusive as epístolas. Assim também, se não crêem nas cartas pastorais não deveria crer nos evangelhos, pois foram escritos pelos mesmos que escreveram as epístolas.

Outras, crêem na bíblia como inspiração divina, e compêndio histórico acerca da história da igreja primitiva, mas associa as tradições da igreja no decorrer dos séculos como fontes seguras para seus fiéis alcançarem a graça da salvação. Para estes, uma sem a outra não tem nenhum sentido e significado.

 

2ª Característica:

Seita é aquela instituição religiosa que: Se considera o único caminho para a salvação do homem.

Na convicção e ensino desta “igreja” eles são os únicos salvos e para que alguém alcance a graça da salvação precisa pertencer ao grupo, ou seja, fazer parte da denominação ou grupo a que pertence.

Por ignorância de interpretação, para não dizer outra coisa, eles não levam em consideração o que disse Jesus:

Em  João 14:6; (Eu sou o caminho, a verdade e a vida...)

O que Lucas em Atos 4:12;(E não há salvação em nenhum outro, pela qual importa que sejamos salvos...) 

O que disse Paulo em Gálatas 3:2, (Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé)

E em I corintios 1:2; (à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor DELES e NOSSO.)

Diante destes, poderíamos citas centenas de outros textos, mas destacamos estes para mostrar que somente uma seita arroga para si  a prepotência de se achar capaz de ser o único meio  de salvação. 

No entanto, embora, algumas façam assim, vale dizer que não há uma única igreja capaz e suficiente para isto, pois a salvação está em Cristo somente; pois  a BÍBLIA diz que ele é:   

O único caminho para o céu. (João 14:6)

Jesus é O Único meio de salvação;(Atos 4:12 ; João 3:16)

Jesus é Capaz de salvar todo aquele que se arrepende de seus pecados; (Marcos 1:15, Atos 2:27) Indiferente de estar ou não dentro do “grupo” em questão.

Jesus é A palavra de Deus (João 1:1) e todo aquele que n´ele crer tem a vida eterna; (João 5:24)

A bíblia diz que somente Jesus é o meio de salvação e não uma “igreja ou entidade”. Algo interessante que se pode observar no comportamento de fiéis de qualquer seita é o fato de não admitir que pessoas que estão num grupo diferente do dele possa ter um encontro com Cristo.  

Ao se considerar membro da única “igreja salva”, o seitário crê até mesmo que a “porta” da salvação é a sua igreja; e que nela o homem tem que passar para herdar a graça de Deus, vindo a revelar três coisas:  Orgulho religioso, Ignorância  e Falta de conhecimento da palavra de Deus.  

Isto é tão verdadeiro que é manifesto nas atitudes e no comportamento dos membros de qualquer seita, uma vez que rejeitam e hostilizam cristãos de outras denominações que em muitas casos têm uma vida de testemunho superior a muitos deles. Assim, o orgulho leva-os a serem exclusivistas, só eles estão certos. Por não apreciarem toda a escritura também não conhecem o que está escrito nelas para colocarem em prática; (Tiago 4:11 ; Mateus 12:50, dentre outros)

 

3ª Característica:

Seita é aquela instituição religiosa que: Não têm pastores em sua liderança e criticam veementemente as igrejas que têm. 

Algumas seitas embora tenham pastores, não os chamam por este nome: Alguns são chamados de “Gurus”, “Mestres”, “Anciãos” e “apóstolos”. O que na verdade não deixa de serem pastores. 

Lembrando que uma seita para nós é aquela entidade, “igreja”, “denominação” ou “grupo religioso” que se enquadra no contexto evangélico; insisto em que pastores são lideres levantados por Deus para liderar um rebanho.Conforme (I Pedro 5:1,2 / Efésios 4:11,12 / Jeremias 3:15 / Hebreus 13:7 /  Filipenses 1:1, etc.)

Algo comum às seitas, é a justificação de que Jesus é o único pastor, e por isto, defendem a bandeira de que a igreja  que têm seus líderes chamados de pastores, não são genuinamente cristãs. De fato ele é o SUPREMO PASTOR!(Atos 23:4, HB. 3:1,4:14, IPd. 2:25, 5:4)  - no entanto, a igreja de Cristo no mundo, é espalhada e dividida em grupos locais,  caracterizando cada uma, um rebanho.

Cada grupo constituído é presidido por um líder vocacionado por Deus para liderá-lo, também chamado de Pastor.(I Pd 5:1,2). Títulos da Liderança Espiritual da Igreja no NT.

A liderança espiritual da igreja é distribuída em vários títulos sendo representada por:

Presbíteros (AT. 14:23, 15:2) , Diáconos (At. 6:5, I Tm 3:8, Filipenses 1:1),  Pastores (Jeremias 3:15, Ef. 4:11, I Pd 5:1,2), Bispos(Filip. 1:1, At. 20:28), Evangelistas(Ef. 4:11,12; At 21:8 ; IITm 4:5) , Mestres (At 13:1, Ef. 4:11, I Cor. 12:29) , Apóstolos(Ef. 4:11, Gál. 1:1, I Pd 1:1) , etc.      

Encontramos referências para todos os títulos citados acima para a liderança da igreja de Cristo na terra.  

Para um bom leitor da bíblia, atento e sem preconceitos, não é difícil a compreensão de que todos estes títulos acima se referem a pessoas com cargos de liderar, ora fazendo referência a uma função, ora a  outra.

Levando em consideração que em algumas circunstâncias dois   ou mais títulos são atribuídos ao mesmo tempo a uma só pessoa. Por exemplo temos :

* Filipe: Atos 6:5 (Diácono, At.21:8-Evangelista);   e

* Pedro: (I Pd 1:1-Apóstolo  ; 5:1-Presbítero; João 21:15-Pastor)

4ª Característica:  

Seita é aquela instituição religiosa que: Não devolve o dízimo.

O dízimo é um dos temas combatidos por uma seita. Algumas dizem que o dizimo é um ensino restrito ao VT, sendo uma ordenança da lei judaica não aplicável às igrejas do NT. Por isto não contribuem. Outras não ensinam a prática da devolução dos dízimos por parte dos fiéis, dando uma nova configuração e nomenclatura à responsabilidade deste em contribuir para a obra de Deus, chamando-a de patrocínio.

O homem nunca poderá ser um patrocinador da obra de Deus. E o dízimo nunca poderá ser mais do que um reconhecimento de privilégio e obrigação daqueles que um dia experimentaram a presença redentora do Espírito Santo de Deus. As seitas não levam em consideração que o dizimo é um principio espiritual praticado pelos patriarcas Abraão, Isaque, Jacó, antes mesmo de Deus estabelecer a Lei para os judeus, por meio de Moisés. – Assim, o dízimo antes de ser  um mandamento da lei, tornou-se um principio que veio a ser oficializado pela lei através de Moisés no livro de Leviticos (27:30-34).

Como principio o dizimo é um reconhecimento da dádiva de Deus em abençoar seu povo, sendo perpetuado  por todos os profetas que vieram após Moises até Malaquias (Ml 3:8-10), o penúltimo profeta do V.T.  O dízimo exprime o reconhecimento de que tudo o que vem à mão do crente é uma benção de Deus, devendo ser devolvido  e não negligenciado. Atitude contrária a isto caracteriza roubo. Deus não muda (Ml 3:6, e 3:8).

Portanto é uma prática obrigatória, muito embora Deus a torna aceitável quando o fiel  o entrega sem constrangimento algum,  e não somente por obrigação.  Por isso Jesus foi tão duro com os Escribas e Fariseus em Mateus 23: 23; eles devolviam os dízimos (sinal visível de dedicação a Deus) mas negligenciavam os preceitos mais importantes da lei: Justiça, Misericórdia e a Fé. Diz ele : “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!”.— Deveriam dar o dízimo de tudo, mas não deveriam negligenciar  os sinais invisíveis da lei: Justiça, misericórdia e fé.   

Ainda hoje, os escribas e fariseus fazem a mesma coisa. Quem não tem o hábito de devolver o dízimo do Senhor está roubando e é amaldiçoado com a própria maldição  de sua negligência, sendo assolado pelo devorador. (Malaquias 3:8-10)

5ª Característica: 

Seita é aquela instituição religiosa que: Cujos membros dela são PROSELITISTAS

Em outras palavras, proselitismo é a pesca em aquários alheios. Uma característica dos membros de uma seita, é que não se dispõem a trabalharem para alcançarem as pessoas sem Cristo, antes preferem “convidar”, “revelar”, “ensinar” e “desviar” com suas manhas sutis aqueles que já são e estão vinculados a alguma igreja evangélica séria e respaldada biblicamente.

É contraditória esta prática das seitas, pois, geralmente pregam serem os únicos que hão de ser salvos, por isto não praticam o evangelismo ou pregação pública da palavra de Deus, mas em contrapartida  não perdem  a oportunidade de pescar seus adeptos futuros nos arraiais e bastidores  das demais igrejas evangélicas que eles tanto criticam. 

Aproveitam o novo iniciado na fé  e injetam o veneno de sua doutrina, trazendo na maioria das vezes confusão, dúvidas e enganos na mente de suas vitimas. Como fazem isto? - Simples, criticam tudo e todos, suas criticas mais fortes são contra, o dizimo, pastores e igreja.— Lembre-se desta frase:  A melhor maneira do hipócrita esconder seus erros é apontar  erros nos outros.

6ª Característica:

Seita é aquela instituição religiosa que: Usa um véu na cabeça.

Outra distorção e confusão doutrinária de uma seita é o uso do véu. Em I Corintios 11:15 diz: “E que, tratando-se da mulher, o cabelo é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar do VÉU”  ou conforme outras traduções, “... Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha” 

O que significa MANTILHA? - Mantilha -> “1- Manta para a proteção dos ombros e da cabeça.  2. Véu fino de seda, rendas, etc., com que as mulheres adornam a cabeça e os ombros”

Portanto o CABELO foi dado à mulher em lugar do VÉU, para adornar sua cabeça.  O Uso do véu na Igreja de Corinto tem seu lugar no contexto cultural da cidade. 

Algumas seitas  pregam que o uso deste é um mandamento para as mulheres no culto. O uso do véu era um COSTUME regional na Grécia antiga, como o é hoje em alguns países MUÇULMANOS. Não foi o apóstolo PAULO quem o instituiu em CORINTO, quando lá chegou para pregar o evangelho eles já faziam uso do véu em seus cultos.  Uma característica das seitas é provocar confusão na mente dos ouvintes desviando-o da verdade.  

O  véu era costume da igreja Corintiana e não de todas as igrejas daquele tempo. Em nenhuma outra Paulo escreve para tratar deste assunto, tendo em vista que somente em Corinto havia este costume.Por isso ele reforçou o ensino de que as mulheres da Igreja em Corinto deveriam preservá-lo. E para não ser contencioso ele escreve: “Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.” (I Corintios 11:16)

Um costume caracteriza uma prática regional e não uma doutrina bíblica para a  Igreja. Se fosse uma DOUTRINA Paulo teria mencionado seu uso em todas as 13 cartas que escrevera. Por isso ele advertiu a preservação do uso do véu somente em Corinto, por ser um costume saudável da igreja local. O Uso do Véu e  o  Cabelo.

Cada lugar, país ou região tem sua cultura e costume. No Japão pessoas comem escorpiões, na Escócia homens usam saias, em Corinto as mulheres usavam véu sobre a cabeça, e mulheres de vida livres (prostitutas) tinham suas cabeças raspadas.

Estas ao converterem ao cristianismo indo para a igreja, precisavam usar também o véu na igreja, não obstante ao costume parece que havia algumas que mesmo tendo o cabelo comprido estavam orando e profetizando dentro da igreja sem o uso do véu, daí a advertência  de Paulo,  uma vez que o uso era costume e prática da igreja, a fim de fazer igual todas as mulheres diante de Deus, ele diz no v.5,6 “Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.”

Como ter a cabeça raspada era sinal de vida livre e prostituída, o que era vergonhoso para as mulheres de bem, que faziam parte da igreja, e ainda é para a igreja hoje, Paulo exorta: “...cumpre-lhe usar o véu.”.

No verso 15 Paulo fala que o CABELO FOI DADO A MULHER EM LUGAR DO VÉU.— Tudo o que Deus deu é natural ao homem, no entanto qualquer coisa criada pelo homem, não substitui o natural de Deus, tornando-se secundário e artificial.  Assim, o uso do véu (renda, pano ou tecido) não substitui o Véu natural (CABELO) dado por Deus à mulher. Nas seitas que têm o costume de usar o véu, as mulheres usam dois véus, o Natural, dado por Deus e o Artificial, criado pelo homem.

A Cultura Corintiana ( Grécia )

Na cultura grega, em Corinto, uma cultura bem conhecida pelo apóstolo Paulo, o homem não podia ter cabelo comprido (Cap. 11: 4,7,14), e ainda que pudesse, não devia, pois era mal visto e desaprovado como alguém de bem, à semelhança de nossa cultura onde o homem que usa brincos na orelha. No entanto, a mulher para ser bem aceita, devia ter o cabelo comprido; distinguindo assim, das mulheres de vida livre que tinham cabeça raspada,. Ter cabeça raspada caracterizava mulher de vida fácil (Prostituta).

Muito mais poderia ser falado sobre o assunto, mas não há necessidade. Paulo encerra o assunto igualando homens e mulheres diante de Deus (v.11), não obstante, ele ressalta a hierarquia da criação, onde o homem foi criado primeiro que a mulher, sendo portanto devido que a mulher respeito o homem (marido) como cabeça;  assim, Paulo enfatiza que a mulher diante do homem, deve preservar suas características naturais e, “Trazer este véu natural (Cabelo) na cabeça como sinal de submissão em respeito à ordem da criação.(Cap.11:7,8) - Pois, disse ele: “O homem é cabeça da mulher...” (vs. 3)

Outra coisa a ser levada em consideração quanto ao cabelo é: Qual é o tamanho do cabelo do homem que caracteriza curto e qual é o tamanho do cabelo da mulher que  o caracteriza comprido?

Homens de Deus com Cabelo Comprido

A bíblia não se posiciona a respeito, pois são fatores culturais e não doutrinários.

Se cabelo curto para homem e cabelo comprido para mulher fosse principio bíblico ou doutrinário; SANSÃO não teria cabelo comprido a ponto de poder fazer 07 tranças (Juízes 16:19) Lá diz assim:   “Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.” e a respeito dele disse o anjo enviado por Deus aos seus pais que: “porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe;).   -   O mau de não se examinar as escrituras como manda Jesus em João 5:39, é que acaba-se pregando heresia.

A bíblia diz que  João Batista também o era, à semelhança de Sansão. Nenhum nazireu poderia tocar em mortos, tomar vinho e nem cortar o cabelo. Davi, um homem que a bíblia diz que era segundo o coração de Deus, tinha um filho chamado Absalão, cujas cabelo dava inveja a muitas mulheres de qualquer igreja que pregue “cabelo comprido como Doutrina” ; diz a bíblia que “ Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum. 

Quando cortava o cabelo (e isto se fazia no fim de cada ano, porquanto muito lhe pesava), seu peso era de duzentos siclos, segundo o peso real.—Te pergunto, qual deve ser o tamanho do cabelo de um homem? Ou de uma mulher?  - Assim se o nazireu não podia cortar o cabelo, como é o caso de Sansão, será que João Batista e Jesus provavelmente não tinham seus cabelos... digamos, compridos?   - Uma outra pergunta: Se cabelo comprido para mulher fosse doutrina bíblica para uma vida de aceitação diante de Deus, como ficam as irmãs africanas, que devido a raça, jamais terão cabelo comprido, e por  natureza são sempre curtos?  - Teria Deus se esquecido delas?

Outras Características

* Só Oram de Joelhos ->  A oração deve ser uma prática, no entanto a forma não estabelece o seu resultado diante de Deus.— Ezequias orou deitado (II Rs 20:15, Isaías 38:1-5), Jonas orou no ventre do peixe (Jonas 2:1-10), Jesus orou em pé junto ao túmulo de Lázaro (João 11:41-43), devemos orar em todo lugar (I Tm 2:8);

* Rejeitam o ESTUDO como parte da cultura dos seus Líderes para o conhecimento de Deus. –Que todo conhecimento necessário é dado pelo Espírito Santo. Não levam em consideração que : Lucas era médico e historiador (At. 1:1/ I Tm 6), Paulo era poliglota, formado aos pés de Gamaliel (faculdade superior de Teologia daquele tempo– Atos 22:3), que Jesus exorta à prática do “EXAME” - “examinai as escrituras”(João 5:39), dentre outros.

A grande verdade é que se tudo o que se prega nos púlpitos das seitas viessem do Espírito Santo, não haveria argumento de minha parte agora neste material, uma vez que o Espírito Santo não se contraria. 

SECTARISMO

Sectarismo significa: partidarismo ou espírito de seita (dicionário Língua Portuguesa - Carvalho). Esse partidarismo é patente dentro da referida Igreja, pois muitos se consideram possuidores da "sã doutrina"

Ela é boa em convidar os outros evangélicos para os seus Cultos e batismos, mas chegam a proibir terminantemente que seus membros participem de qualquer evento evangélico que esteja ocorrendo na cidade e chegam até a ameaçar o irmão que insistir em visitar uma conferência ou culto de outra denominação.

Conclusão:  Prefiro ficar com a Declaração do Apóstolo Paulo que diz: Não importa onde, quem quer que tenha Jesus Cristo como salvador pessoal faz parte de sua igreja. 

“à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” – (I Corintios 1:2)