REQUISITOS PARA SER UM MEMBRO DA PIBGRAM

Três São os requisitos que uma pessoa precisa ter para ingressar numa igreja batista

1.0  - Requisito Espiritual:

O Candidato deve dar testemunho de que realmente é regenerado pelo poder de Deus. Ele precisa ser convertido, e não somente convencido. A mensagem bíblica de João Batista e de Jesus Cristo era: “Arrependei-vos” (Mt.3:2), arrependimento implica em mudança de comportamento, mente e natureza. Assim, a sua vida deve refletir uma conduta condizente com sua fé em Cristo Jesus.

2.0 - Requisito Social:

Após exame, que será feito publicamente quanto à sua fé, a igreja decidirá sobre sua aceitação ou não. Levando em consideração que todo candidato a membro de uma igreja batista é primeiramente doutrinado quanto ao conhecimento dos princípios doutrinários dos Batistas; ele  passa a conhecer em que crêem os Batistas, e somente depois disso, tendo livremente aceitado o batismo nos moldes bíblicos, ele é admitido como possível candidato.

Toda pessoa é livre para pertencer a igreja ou não. Da mesma maneira a igreja  também é livre para aceitar ou rejeitar qualquer candidato ao batismo.

Geralmente o candidato não é aceito quando sua vida prática fere os princípios doutrinários de sua nova fé, ou seu aproveitamento na instrução doutrinária dos princípios bíblicos  em termos de compreensão é muito baixo, a ponto de comprometer o testemunho da igreja. Os Batistas esposam este ensino das escrituras, onde a igreja local é soberana em suas decisões. (I Coríntios 6:5; Mateus 18: 17).

3.0 - Requisito Formal:

Os batistas não são ritualistas. Seguindo o exemplo de Jesus, admitem apenas duas ordenanças bíblicas. Ceia e Batismo. Assim, a ceia e o batismo, se consideradas como rito, tornam-se um requisito formal. A exemplo de Jesus o novo convertido precisa preencher batizando-se a fim de fazer parte do rol da igreja. (Mateus 3:13-17 ; Lucas 3:1-3) Entendendo que o exemplo de Jesus ao batizar-se com trinta anos de idade, aponta para  o ingresso na igreja do Novo Testamento; assim, vemos que os apóstolos validaram este rito formal para todos os que criam. (Atos 2:41; 8:35 a 38).

 

OUTRAS MANEIRAS DE TORNAR-SE MEMBRO PIBGRAM:

Os batistas adotam outras maneiras de filiação ao seu corpo caso o candidato tenha preenchido os requisitos acima; nos seguintes casos.

A) Por meio de Carta de Transferência:

Neste caso, só é válido caso o candidato venha de uma outra igreja batista, de mesma fé e ordem.

Qualquer membro em plena comunhão com a igreja tem o direito de solicitá-la, desde que seja para uma igreja de mesma fé e ordem. Ex.: Pertencentes à Convenção Batista Brasileira, como é o nosso caso.

B) Reconciliação:

Uma igreja batista aceita , por reconciliação, o candidato a membro que tenha sido desligado do rol de membro, tendo em vista o fato de que esteja plenamente restaurado e que nada há que o impeça de voltar à comunhão novamente.

C) Aclamação: 

Esta forma de recebimento do candidato como membro, só é empregada em casos especiais; como, por exemplo, quando uma igreja já se dissolveu ou quando, após solicitar, por mais ou menos um ano, a carta de transferência do candidato a alguma igreja que se ache localizada em lugar bem distante, não obtiver resposta. Isto válido somente para igrejas de mesma fé e ordem.

 

BENEFÍCIOS COMO MEMBRO PIBGRAM:

São três os maiores benefícios que você tem como membro da comunidade batista:

1)- Privilégio e Liberdade:Como membro, você tem a liberdade de participar da Ceia,

2)- Vez e voto : Criticar positiva e negativamente nas reuniões e assembléias,

3)- Oportunidade: Também poderá assumir cargos e funções  de confiança no ministério do corpo de Cristo, que é a igreja do Senhor Jesus.