ATINGIDOS PELO SECULARISMO - II

03/10/2011 06:54

_____________________________________________________________________________________________

“Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas, tendo amado  o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica, Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.” ____________________________________
(2Tm 4:9,10)
Na última reflexão sugerimos um teste para sondar seu coração a fim de saber se você está ou não vivendo secularizado.
Um cristão secularizado tem seu coração desviado da visão eterna para a temporal.
Não é errado desfrutar do conforto material uma vez que ainda estamos aqui; mas concentrar nosso coração neste tempo presente e dedicar nossos esforços  no sentido de ajuntar valores que nos assegurem um futuro estável, negligenciando o preparo para a vida além desta efêmera existência é mais que loucura.
Paulo escreve dizendo que: “Se a nossa esperança em Cristo se limita somente a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (I Coríntios 15:19)
E foi  o que aconteceu com Demas. Ele começou bem e terminou mal.
Começou empolgado com o evangelho, com os poderes do reino de Deus. Ele experimentou as nuances celestial, libertou vidas pelo poder da palavra, conduziu pessoas ao caminho da salvação; efetuou juntamente com Paulo , inúmeras curas; tanto físicas quanto espirituais. E por fim; Demas, num dado momento; sentiu-se atraído pela Tessalônica.
Como dissemos antes, esta cidade era uma cidade portuária, próspera e promissora, para quem queria crescer financeiramente.
O diabo sabe quais as notas da gaita atraem as serpentes, e fará de tudo para desviar você dos eternos propósitos de Deus.
O secularismo vem sob varias roupagens: Pode ser um desejo de enriquecimento, como é o caso de Demas, ou de segurança e estabilidade financeira, como é o caso do jovem rico (Mc 10:17), ou desejo de poder como foram os casos de Datã e Abirão, enquanto com Moisés no deserto. (Números 26:9).
O quadro que a bíblia aponta para pessoas laçadas por este mau, não é outro senão a condenação eterna ou inferno. Lugar preparado por Deus para o diabo e seus anjos. (Mt 26:41) – Sim, todos estes exemplos citados, as pessoas que delas participaram foram rejeitadas e condenadas por Deus, pois, enquanto viveram nesta terra, viveram para si mesmas.
Jesus disse “que quem quiser ganhar a sua vida perde-la-a; mas quem perder a sua vida por amor a Ele, há de ganhá-la.” (Mc 8:35)
O personagem de nossa reflexão talvez tenha ganhado naquele tempo, reputação, status social, bens e muito dinheiro, os quais também morreram com ele; mas ele perdeu algumas coisas; que sugiro você não perder.
I)Demas perdeu o privilégio de ser um militante do reino celestial; 
Raríssimas pessoas não gostariam de trabalhar no palácio do planalto ao lado do presidente da república.
Estar ao lado dos grandes é privilégio, pois significa destaque, status, oportunidade de crescimento e símbolo de quem chegou lá.
No reino de Deus não é diferente, a presidência da republica passará, mas o reino é de caráter eterno,  lida com vidas que transporão a existência humana.
Todo e qualquer feito de libertação operada em vida a uma pessoa, permanecerá pela eternidade afora.
Militar a causa do reino é um dos maiores privilégios do homem depois de sua salvação.
Paulo nomeia isto de “cooperação do homem para com a obra de Deus”, ele diz: “Porque de Deus somos cooperadores;” (I Coríntios 3:9).
Deus não precisa de ajuda nossa para realizar seus intentos, no entanto, privilegia o homem de fazer parte da realização de seus projetos.
Quem aceita e abre mão de fazê-lo, também rejeita a proposta de conviver com os frutos recolhidos.
II)Demas ficou registrado como um desertor; “Me abandonou”, foi a resposta de Paulo.
Na vida cristã, há pessoas que nunca fizeram nada significativo para o reino de Deus, mas que à semelhança do ladrão na cruz, que no ultimo instante de sua vida, faz um apelo ao Senhor, entrarão pelos portões celestiais no dia do juízo.
Outras há que trabalharam arduamente durante um período, mas tendo desistido no meio do caminho, optando pela vida pregressa; consumam a triste decisão de acolherem os bastidores do inferno como morada eterna.
Uns começam mal e terminam bem, outros começam bem e terminam mal.
E você, como gostaria de terminar. Demas desistiu! Mas também ...
III)Demas privilegiou o inimigo de Deus.
O Senhor Jesus disse: “quem não é por mim, é contra mim, quem comigo não ajunta, espalha.” (Mt 12:30), como cooperadores de Deus, influenciamos as pessoas a optarem pelo reino de Deus, a abandonarem seus pecados, à reconciliação com o próximo, a buscarem o bem e não o mal; a viverem uma vida de santidade e verdadeira adoração, a abandonarem os ídolos ao invés de servi-los.
A estarem preparados para viverem após a morte. Satanás por sua vez, faz de tudo para preservarem o homem nestas condições, pois sabe que vivendo assim, eles estarão mortos... para sempre.
Deus trabalha por meio de nós, apesar de nós.
No entanto, quando você recua no seu chamado, você privilegia Satanás, cooperando com ele. Demas mudou de lado.
Estas três, são dentre outras, conseqüências de quem foi atingido pelo amor ao presente século.
O presente século não ama a ninguém, nem mesmo a aqueles que vão ao seu encontro.
O Senhor te convida a ir até Ele, e seus cooperadores mais fiéis adverte-nos  a ter cuidado com o secularismo, Paulo escreve assim: “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.” (I Tm 4:5).
Que o Senhor Jesus Cristo, aquele que te ama e capacita, possa abençoar ricamente o teu dia de hoje... para que cumpra sobriamente o teu ministério.
 
Pr. Paulo César.