ATINGIDOS PELO SECULARISMO

29/09/2011 00:00
________________________________________________________________________
 
“Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas, tendo amado  o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica, Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.” ____________________________________________________
(2Tm 4:9,10)
Você não deve ser alguém que toma decisões acertadas e depois se arrepende de tê-la feito.
Embora a vida cristã seja como uma estrada apertada cheia de pedregulhos e espinhos, no final dela, há um paraíso a ser descoberto, como recompensa para aqueles que trilharam-na na expectativa de encontrá-lo.
Muitas são as pessoas que decidem entregar suas vidas à Cristo, no desejo de desfrutar das mais ricas bênçãos do evangelho.
No entanto, ao longo da caminhada, são retirados da estrada pelos “imãs” do secularismo.
Entenda por secularismo tudo aquilo que no presente século exerce uma força contrária aos efeitos do evangelho sobre a sua vida.
Coisas como o conforto e a acomodação que as riquezas proporcionam; as promessas de riquezas e prosperidade material, a busca desenfreada por sucesso, desde a conquista de um bem de consumo tão sonhado, quanto a fama propriamente dita.
Ou até mesmo os encantos de se morar em um lugar considerado como próspero e promissor para alavancar um “pé de meia” econômico.
A palavra de Deus exorta: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para o nosso aprazimento.” (I Tm 6:17)
O grande problema não está em querer ter um conforto melhor, e sim, em cobiçar uma segurança local e temporal, de modo que o relacionamento com Deus  seja renegado a um segundo plano ou talvez a plano nenhum.
O Senhor Jesus com palavras semelhantes também disse: “Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8:36).
O apóstolo Paulo em seu fervor missionário, no intuito de levar o evangelho da salvação para o máximo de pessoas que poderia alcançar, treinou vários homens e mulheres para ajudá-lo, tornando-os cooperadores no reino de Deus, dentre eles: Demas, Crescente e Tito, e com certeza mais alguns outros.
Paulo apela a vinda de Timóteo para auxiliá-lo, pois fora abandonado por Demas. Demais foi atingido pelo secularismo do seu tempo.
Talvez você também esteja vivendo secularizado nestes dias.
O secularismo nos coloca para fora da estrada do evangelho pois troca a felicidade eterna pelos prazeres transitórios do tempo em que vivemos. Cuidado querido (a) para que você não fique tão obcecado(a) com este mundo ao ponto de abandonar seus companheiros de viagem para a cidade celestial.
Mas afinal, quando é mesmo que sou atingido pelo secularismo?
Quando é que minha vida cristã está comprometida?
Quando é que estou abandonando meus companheiros de viagem?
Quero sugerir três perguntas para que você sonde seu coração e identifique o espírito de abandono e afastamento do evangelho, e caso consiga fazê-lo, recomendo rapidamente retomar a caminhada, para que não se perca eternamente.
Primeira pergunta:
I)TENHO ESTADO TÃO OCUPADO COM AS “COISAS” MATERIAIS QUE NÃO TENHO TIDO TEMPO PARA CULTIVAR MINHA FÉ CRISTÃ?
Num mundo secularizado, ativista e materialista, o tempo que investimos  é o termômetro principal do nível de nossa fé.
Jesus disse que “onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração” (Mt 6:21).
E mais: “Não podeis servir a dois senhores” (Mt 6:24). Ou seja, quer queira quer não, entre Deus e o diabo, entre a material e o espiritual, entre a prosperidade temporal  e a prosperidade eterna, está o tempo que emprego na busca destes.
O problema de Demas, foi amar o presente século, ao ponto de abandonar, não somente Paulo, mas também, sua igreja, seus companheiros, sua bíblia, seu Deus! –Tessalônica era uma cidade portuária e próspera que “encheu os olhos de Demas”.
O que enche seus olhos hoje?
Que te atrai para fora dos trilhos da fé?
Será um namoro obscuro?
Um emprego de oportunidades levianas?
Um relacionamento indevido?
Ou promessas de riquezas?
Não importa, seja qual for, se estas coisas tomam o seu tempo e prendem você de modo que seu coração foi capturado e você sente dor só de pensar em deixar, significa que você foi atingido pelo secularismo. Mas também...
 
II)EXISTE NO MEU CORAÇÃO NO MOMENTO PRESENTE AQUELE SENTIMENTO DE GOZO E ALEGRIA EM FALAR DE CRISTO PARA AQUELES QUE NÃO O CONFESSAM?
Um sentimento que todo crente experimenta, é a alegria que o conhecimento de Cristo traz.
Quando falava com aquela mulher adúltera junto ao poço de Jacó em João 4, Jesus disse a ela que “...aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário,  a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (João 4:14).
Quando ela descobriu que Ele era o messias, saiu correndo e foi até sua cidade e anunciou a Jesus, e todos os habitantes creram nela.
O secularismo rouba a alegria do coração  daqueles que um dia decidiram seguir a Cristo.
Mas, a perda desta alegria pode revelar algo mais profundo: A possibilidade de que talvez você nunca tenha experimentado uma verdadeira conversão. “a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”.
Uma fonte de água eterna jamais seca. Sua alma pode estar seca agora, pelo fato de que religiosamente você tenha experimentado uma vida cristã de uma fonte não dada por Cristo.
Demas perdeu não somente a alegria e o gozo de servir ao reino de Deus, mas também a grande oportunidade de salvação eterna.
Você tem alegria em seu coração de falar de Cristo e das coisas que Ele fez? – Sua resposta vai determinar se o espírito do secularismo te atingiu ou não.
Como também você pode fazer mais uma pergunta:
 
III)TENHO PRAZER DE ESTAR NA COMPANHIA DE PESSOAS QUE PREGAM O EVANGELHO DE CRISTO, OU ELAS ME ENTEDIAM?
Pessoas secularizadas depois de conviverem um tempo na casa de Deus, ouvindo mensagens, fazendo estudos, andando com crentes, tendem a se afastarem tão naturalmente como vieram.
Esfriam na fé, perdem o entusiasmo, ficam entediadas só de ouvirem falar de culto, estudo bíblico, encontros onde aqueles que estão buscando a Cristo vão.
Sentem-se incomodadas com a visita de um crente cheio do Espírito Santo.
Detestam ler a bíblia e principalmente de ouvi-la. Vale lembrar que os maiores tesouros que se encontram no fundo dos mares, já velejaram um dia sobre as suas águas. Sim, todas as pessoas que hoje estão na "Tessalônica deste mundo", já foram crentes sinceros um dia.
Talvez você ainda não se encontra totalmente secularizado... ainda há resquícios dentro de você que te levam a desejar voltar.
Não se afaste do convívio sincero daqueles que acreditam na salvação eterna prometida por Jesus.
Eles continuam militando a boa causa do evangelho e contam com você!
No mais, só posso dizer o que Paulo disse a Timóteo: “Procura vir ter comigo depressa...” ( II Tm 4:9) 
Que o Senhor te abençoe e repreenda todo espírito de abandono em seu coração...
 
Pr. Paulo César
 

Continua no próximo artigo