PREPARADO PARA SER GRANDE

06/07/2012 07:09
“Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém foi maior do que João Batista; mas o menor do reino dos céus é maior do que ele.”
____________________________________________________
(Mt 11:11)
Ser grande é uma prerrogativa de todos, mas principalmente  daquele que Deus chama. Deus nos criou para sermos grandes. Você está preparado?
Se estiver pode contar com a promessa a promessa de que: “O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo...” (Dt. 28:13)
 
João Batista já nasceu destinado a ser um grande homem. “Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista.”(v.11)
 
Nem todo mundo está preparado para ser grande. Embora a condição e o potencial para serem é uma realidade na vida de todos. Muito embora seja o desejo de Deus de abençoar todas as pessoas com a grandeza do reino, nem todos serão, uma vez que a incompreensão ou a cegueira as impedirão de se apropriarem da oportunidade de se tornarem grandes.
 
A sua grandeza pode estar ligada a duas situações: Quem você é por dentro ou quem você revela ser por fora. Olhando de dentro, você possui um tesouro fora do comum, um dom, uma vocação especial, uma capacidade tremenda para fazer coisas para Deus e seu reino, quando visto por fora, sua grandeza é revelada pelos resultados daquilo que você faz.
 
João revela ter sido alguém que desejou e foi grande em seu tempo num mundo que não o reconheceu, mas foi notado por Jesus. Mania de grandeza está dentro de nós.
Hoje, quase todo mundo neste mundo quer ser reconhecido. Quer ser notado, quer ver sua foto estampada num perfil seja no facebook ou na internet, TV, jornais ou revistas. É o tempo das celebridades.
 
Isto acontece até mesmo dentro do arraial evangélico. Pastores se tornam de um dia para o outro “astros da fé”, “celebridades do reino”, “ícones do evangelho”. Se é positivo ou negativo vai depender do sentimento que se encontra dentro de cada um.
O fato que isto também é um sinal de grandeza. A igreja de João era num deserto, “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia...” “então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão.” (Mt 3:1,5), e era bem freqüentada.
 
Sucesso aparente e obtenção de resultados podem ser sinônimos de grandeza, mas a grandeza maior está naquela que vem de dentro de nós e promove o Deus que nos faz crescer. “E iam muitos ter com ele e diziam: Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste era verdade.” (João 10:41).
 
Deus deseja que você se torne maior que João. “mas o menor no reino dos céus é maior do que João.” (v.11)
João foi grande por fora, porque era grande por dentro. “dos nascidos de mulher, ninguém foi maior do que ele.” (v.11) – Nos perguntamos. O que ele fez?  Ele fez algo que você também pode fazer: João exaltou o nome do Senhor Jesus.
 
Não se exaltam igrejas, denominações, intelectos, talentos, pessoas. Pelo menos, no reino de Deus o único digno de ser exaltado é o nosso Senhor Jesus. João quando o viu disse: “É necessário que Ele cresça e eu diminua.”.
A melhor maneira de matar seu orgulho é valorizar as pessoas que estão perto de você. E acima de tudo, a quem fez tudo por você. Jesus!
 
João foi grande por fora, porque não buscou grandezas. “Procuras tu grandezas?, não a busques...” (Jer. 45:5) – Quem busca fama, poder, status, sucesso neste mundo com certeza poderá encontrá-la, mas perderá tempo em ser reconhecido como um grande homem no reino de Deus. Demas, um dos cooperadores de Paulo o abandonou, porque queria buscar a grandeza terrena numa terra de prosperidade e acabou ficando famoso no reino de Deus como um “desertor” da causa eterna. (I Tm 4:10)
 
Quer ser grande na terra? Humilhe-se no reino: “Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará”. (Tg 4:10). Somos engrandecidos por Deus quando nos posicionamos pequenos diante dele. Nada somos se Deus não estender sua mão a nosso favor. João não pediu nada para Deus, e Ele lhe deu um ministério frutífero, credibilidade no meio do povo, uma mensagem que arrastava multidões, e um reconhecimento único de que “dos nascidos de mulher, ninguém foi maior que ele”.
 
Não se orgulhe de ser, ter ou fazer, o que fazes, tem ou é. Apenas se orgulhe de ser um instrumento de Deus para ser seu mensageiro: “Eis aí eu envio diante da tua face  o meu mensageiro,...” (v.10).
Este sentimento nos prepara para sermos grandes... no reino de Deus. Este sentimento de que somos chamados com um propósito deve nos alegrar ao ponto de nos comprometer a continuar “preparando o caminho do Senhor diante dele” (v.10b).
Um grande homem no mundo é aquele que é bom no que faz e alcança resultados de sucesso para si.
 
Um grande homem no reino de Deus é aquele que é bom no que faz e alcança resultados para que Ele cresça e ele próprio diminua.
“Busca tu grandezas? - Não a busques” (Jer. 45:5b) – Deixe que Deus o conduza até elas!
No amor de Cristo. 
 
Pr. Paulo César